Receba notícias em seu email

MSC

Embarque de carne de frango do Brasil cai 12% em março ante 2012

SÃO PAULO - As exportações brasileiras de carne de frango recuaram quase 12 por cento em março, para 296,5 mil toneladas, em meio ao reajuste dos preços dos produtos vendidos no exterior, informou ontem, segunda-feira, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Em relação a fevereiro, contudo, quando foram embarcadas 263,7 mil toneladas, houve aumento de 12,4 por cento no volume embarcado.

Apesar da queda do volume em relação a março de 2012, a receita com as exportações subiu 1,3 por cento, para 642,9 milhões de dólares em março, ante 634,9 milhões de dólares em março de 2012.

Segundo a entidade representativa do setor produtor de carne de frango, as empresas brasileiras tão optando por favorecer o mercado interno, que absorveu melhor o aumento de preços do produto.

"As indústrias estão buscando colocar produto com preço mais decente lá fora. Não estão 'jogando fora' os produtos. O setor não está mais derramando produto no exterior", disse à Reuters o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

"Temos que considerar que o mercado interno pagou muito bem e aí não houve tanto apetite nas exportações", acrescentou.

As exportadoras de carne de frango enfrentaram a partir de meados do ano passado altos custos diante do salto nos preços de grãos e passaram a fazer repasses de preços para mercados externos.

Turra disse que em 2012 as empresas em situação de caixa mais apertado acabaram vendendo ao exterior maiores volumes a preços pouco remuneradores.

A BRF, maior exportadora de carne de frango do país, disse recentemente que ainda fará repasses pontuais para compensar os custos maiores.

"O setor tanto lá fora quanto aqui está mais enxuto", disse Turra, ressaltando que com menores embarques pelo Brasil, os estoques dos compradores estão mais apertados, favorecendo a elevação dos preços.

O preço médio da tonelada exportada em março ficou em 2.168 dólares em março, contra 1.890 dólares em março de 2012.

CARNE BOVINA

Os embarques de carne bovina totalizaram 85,3 mil toneladas em março, alta de 22,2 por cento em relação ao volume registrado em março de 2012 (69,8 mil toneladas) e de fevereiro deste ano (75,8 mil toneladas), de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Secex.

A receita com os embarques de carne bovina subiu para 393,7 milhões de dólares, contra 340,8 milhões de dólares em março do ano passado e dos 350,4 milhões de dólares de fevereiro deste ano.

O crescimento 15,5 por cento da receita ocorreu principalmente em função do volume, uma vez que o preço médio da tonelada embarcada recuou 5,5 por cento para 4.616 dólares, contra 4.884 dólares de março do ano passado.

O volume de carne suína embarcado recuou no período para 32,7 mil toneladas, ante 40,6 mil toneladas de março do ano passado. O volume também foi menor em relação a fevereiro, quando as vendas somaram 34,6 mil toneladas.

Devido a queda de 19,5 por cento no volume vendido, a receita caiu mesmo com a melhora de preço nas vendas externas.

Os embarques de carne suína renderam 93,6 milhões de dólares em março, contra 108,4 milhões de dólares em março de 2012 e 97,5 milhões de dólares de fevereiro.

(Fonte:Reuters/Fabíola Gomes e Gustavo Bonato)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira