Na inauguração do terminal pesqueiro de Camocim, pescadores reivindicam dragar a encosta oceânica
Camocim. A inauguração do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Camocim, ocorrida na manhã de ontem, trouxe outro desafio para a futura ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti - nomeada para o cargo pela presidenta Dilma Roussef -, a necessidade urgente de dragar a encosta oceânica, no encontro do Rio Coreaú com o mar. A reivindicação feita por pescadores da região e foi apresentada ao atual ministro, Altemir Gregolin, durante a solenidade de inauguração.
O documento contendo várias assinaturas aponta que não basta apenas a chegada desse novo equipamento, mas, também, existe a necessidade de facilitar o acesso para quem busca o produto em alto mar.
Participação
Além do ministro, estiveram presentes diversos deputados estaduais e federais que formam a bancada cearense, representantes da Superintendência do órgão no Estado, autoridades locais, entre elas o prefeito Francisco Marciel Oliveira, mais conhecido como Chico Vaulino, vereadores, pescadores, entre outros. A solenidade aconteceu no Auditório do TPP, que também foi entregue ontem com capacidade para 120 pessoas.
Para o ministro Altemir Gregolin, com esse equipamento em operação, se abre as portas para a exportação do pescado brasileiro. "Nós temos um terminal que nos dá essas condições, com o Serviço de Inspeção Federal, ou seja, o produto sai daqui com um selo que lhe garante a qualidade, que tanto pode ir para o mercado interno como externo ao mesmo tempo", disse Altemir Gregolin.
Costa Negra
Ele destacou a importância da região para um produto bastante apreciado no exterior, o camarão Costa Negra, cuja produção anual do pescado atinge uma média de 8.200 toneladas e gera cerca de 1.350 empregos diretos e é considerado diferente dos demais produzidos no Estado do Ceará.
O cultivo de camarão no Ceará, para além da região da Costa Negra, foi amplamente discutido num evento que aconteceu recentemente na cidade de Acaraú, onde especialistas aproveitaram para denunciar o manejo insustentável em várias fazendas produtoras, afetando áreas de apicum, em regiões de mangues do litoral.
O prefeito Chico Vaulino destacou a importância do TPP em seu Município, ao mesmo tempo que fez questão de enumerar as diversas obras que estão sendo executadas na cidade em parceria com o Governo Federal. "Com inauguração do terminal, aumenta a nossa responsabilidade como gestor público de trabalhar em prol da criação de oportunidades, para que as pessoas possam ter emprego e renda.
O TPP, hoje inaugurado, é apenas uma de tantas outras obras que o presidente Lula prometeu para o nosso Município", disse Chico Vaulino.
Equipamentos
Após a solenidade de inauguração, as autoridades foram conhecer de perto os novos equipamentos do TPP de Camocim, que foi construído no antigo terminal que pertenceu à Companhia Docas do Ceará, numa área bastante central da cidade.
Com o TPP, o Município de Camocim se torna mais um polo de recepção e comercialização de pescado do estado do Ceará, seguindo exemplo de outras cidades como, por exemplo, Beberibe, Icapuí e Itarema.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)WILSON GOMES
PUBLICIDADE