Receba notícias em seu email

MSC

Escavações do poço de recebimento do Moegão avançam com 23% da obra concluída

As escavações e a concretagem das vigas de coroamento da moega começaram no Porto de Paranaguá (PR), marcando um novo avanço na construção do Moegão, obra pública portuária. Com 23% do projeto já concluído, a estrutura terá capacidade para receber 180 vagões carregados de granéis sólidos vegetais, como soja, milho e farelos. O investimento total ultrapassa R$ 600 milhões, incluindo a readequação rodoferroviária. A nova estrutura contará com três linhas férreas independentes, permitindo o descarregamento simultâneo de três vagões por linha.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que o Moegão elevará o Porto de Paranaguá a um novo patamar de eficiência, antecipando-se à expansão da Ferroeste e reduzindo de 16 para cinco os cruzamentos férreos na cidade, melhorando o fluxo logístico e diminuindo o trânsito de caminhões na região portuária. Segundo Matheus Arnoni Mendes, coordenador de fiscalização da Portos do Paraná, o cronograma segue dentro do previsto, com conclusão esperada para dezembro de 2025.


PUBLICIDADE



A equipe de engenharia visitou o canteiro de obras para acompanhar o início desta fase. O poço da moega terá 50 metros de comprimento, 17,5 metros de largura e 7 metros de profundidade, enquanto a área do elevador atingirá 14 metros. Atualmente, 144 colaboradores atuam na obra, com destaque para a produção de peças pré-moldadas, como cones e pilares.

Parte da moega ficará abaixo do nível do mar, exigindo a aplicação da técnica de jet grouting para contenção do solo, utilizando mais de mil toneladas de cimento ao longo de seis meses. A partir de fevereiro, está previsto o içamento das galerias do complexo, seguido da instalação dos equipamentos eletromecânicos no segundo semestre.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira