Navalshore

Espírito Santo terá base de apoio logístico offshore

A base para embarcações deverá ser instalada na região da Glória, em uma área que possui cerca de 87 mil metros quadrados, onde funcionava a Casa de Passagem
A dois dias do 475º aniversário de Vila Velha, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), assinou, na sexta-feira (21), o protocolo de intenções para a construção de uma base de apoio logístico offshore no município para atender às demandas de plataformas. O empreendimento vai contribuir para o desenvolvimento de todo o Estado. O documento foi assinado com a empresa capixaba União Engenharia e a Nitshore Participações Ltda - do grupo norte-americano Edson Chouest Offshore - no Palácio Anchieta.
A base para embarcações deverá ser instalada na região da Glória, em uma área que possui cerca de 87 mil metros quadrados, onde funcionava a Casa de Passagem (foto). O local foi escolhido por oferecer acesso privilegiado ao mar.
O objetivo das empresas é a criação de uma base de apoio logístico e metalmecânico a atividades offshore de petróleo e gás no Estado. A previsão de investimentos é de R$ 300 milhões, com geração de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos.
De acordo com o diretor geral da União Engenharia, Salvador Turco, o objetivo deste trabalho em conjunto com os americanos e com a cadeia produtiva de petróleo e gás é trazer desenvolvimento tanto para os empresários como para o povo capixaba, que será muito beneficiado. "Nós já somos fornecedores na área de equipamentos em todos os segmentos necessários para funcionamento de plataforma. O nosso objetivo é juntar esforços e trazer uma sinergia em prol do atendimento eficiente ao cliente, com velocidade e competência".
Segundo o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, a base vai permitir que as descobertas feitas pelas empresas de petróleo tenham um apoio eficiente. Futuramente, será necessária a construção de um estaleiro para reparos navais. "O estaleiro vai ser uma consequência natural porque vamos ter uma frota de barcos de apoio operando nessa base, e essas embarcações vão precisar de manutenção. O local no litoral capixaba ainda está sendo definido, mas vamos trabalhar para ter essa estrutura de maneira otimizada".
Pioneirismo. O diretor da Chouest no Brasil, Ricardo Chagas, ressaltou que, hoje, no País, não existe uma base de apoio logístico offshore. "Esse empreendimento será a primeira base de apoio logístico no Brasil. Uma base privada, com recursos próprios, e gerando muitos empregos. Porque não serão apenas os empregos dentro da base de apoio, e sim os de todas as empresas que virão para o Espírito Santo, como as petroleiras que já se encontram aqui e outras que já possuem blocos licitados pela ANP e que vão iniciar as explorações".
O governador Paulo Hartung afirmou que a assinatura do protocolo de intenções ocorre em um momento carregado de simbolismo, às vésperas do aniversário de 475 anos de Vila Velha. "Nos últimos anos, em praticamente todas as celebrações do dia da colonização do Solo Espírito-santense, o Governo do Estado anunciou investimentos relevantes para Vila Velha. Este ano não é diferente. A instalação de uma base de apoio offshore é mais um elo importante para o desenvolvimento do município", afirmou.
Hartung também ressaltou que a assinatura do protocolo de intenções converge na direção dos objetivos do Planejamento 2025, que prevê o adensamento das cadeias produtivas do Estado, com a consequente geração de emprego, renda e oportunidades. "Estamos contribuindo com mais de 10% da produção nacional de petróleo e vamos aumentar a produção ainda mais nos próximos anos. Somos um dos principais fornecedores de gás natural para o País. Nossa tarefa é agregar cada vez mais valor a essa base existente", salientou.
Petróleo e Gás no ES. O Espírito Santo é, desde 2006, o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil. Atualmente, produz mais de 200 mil barris por dia, e com a chegada de novas plataformas no litoral do Estado, a previsão é de que, até o final de 2010, este número alcance a marca de 300 mil barris/dia, superior ao volume produzido em todos os estados do Norte e Nordeste juntos.

Fonte: ES Hoje

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira