MSC

Estado anuncia início da dragagem do canal da Barra em Pelotas

A governadora Yeda Crusius anunciou, na ultima quinta-feira (22), o início da dragagem de manutenção do canal da Barra, localizado no canal de São Gonçalo, em Pelotas. Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o Governo do Estado contratou a empresa Enterpa Engenharia Ltda, em agosto do ano passado, para dragagem de canais artificiais das hidrovias interiores em território gaúcho. A operação, que tem licença emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), terá um valor total de R$ 5.789.086,60 e prevê um volume de dragagem, no primeiro ano, de 762.309 m³. Os trabalhos iniciam na próxima semana.
A draga Virgínia, que chegou na última quarta-feira (21) ao município, é do tipo autotransportadora com capacidade nominal de 150 mil m³/mês. Além do canal da Barra, onde está previsto volume de aproximadamente 526 mil m³, ocorrerão, ainda, nos próximos quatro anos, trabalhos no estuário da Lagoa dos Patos (canais Setia, Coroa do Meio, Nascimento e Feitoria), Rio Guaíba e Delta do Jacuí (canais Itapuã, Campista, Junco, Belém, Leitão. Pedras Brancas e Cristal, Navegantes, Furadinho e Rio das Balsas). O empreendimento integra o Programa Estruturante Duplica RS.
Para o secretário em exercício de Infraestrutura e Logística do Estado, Adalberto Silveira Netto, a dragagem é o ponto primordial para navegabilidade nas hidrovias gaúchas. "O desassoreamento do canal da Barra objetiva restabelecer o calado de projeto, que é de 17 pés, equivalente a 5,18 metros, hoje reduzido por assoreamento natural", explica. O superintendente da SPH, Gilberto Cunha, explica que a conseqüência do assoreamento tem dificultado o acesso ao porto de Pelotas de embarcações de médio porte. "Este empecilho restringe a quantidade de carga a ser transportada em navios que utilizam a hidrovia, gerando prejuízo econômico". A evasão de carga da hidrovia representa, provavelmente, uma transferência para o setor rodoviário, com maior impacto ambiental e social.

Fonte:Jornal do Commercio (RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira