Novas empresas europeias visitarão o Porto do Pecém ainda neste ano, segundo a Cearáportos
A Cearáportos, empresa responsável pela administração do Porto do Pecém, receberá no próximo dia 16 de junho investidores da FCC Construciones, da Espanha. A visita, segundo a empresa cearense, é resultado da viagem de prospecção de negócios realizada por representantes dos principais portos brasileiros e o chefe da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino, em países da Europa no mês passado que buscou contactar "grandes players de diversos segmentos do trade portuário mundial", destacou.
Interessada nos R$ 600 milhões do leilão do próximo dia 22 de junho, que selecionará as construtoras para as obras da segunda ampliação do porto cearense, a FCC será a primeira de seis investidoras com as quais os representantes da Cearáportos fizeram contato a vir para o Estado, segundo informou com exclusividade ao Diário do Nordeste o assessor da presidência da empresa cearense, Luciano Arruda.
Oportunidades locais
Representando o terminal cearense, ele foi o responsável pela apresentação do Porto do Pecém nas rodadas de negócios. "Fundamentalmente, nós mostramos as oportunidades que os investidores europeus encontrarão aqui, o que os surpreendeu, pois eles não tinham conhecimento dos portos nordestinos", comentou.
Mais dois players virão
Além da construtora espanhola, outros cinco players da Europa mostraram interesse em investir nas obras de ampliação do Pecém, de acordo com Arruda, das quais duas já agendaram visitas ao Porto ainda este ano.
A segunda a aportar no Estado será a Selex, da Itália, no início do próximo semestre. "O negócio dela (a Selex) são os softwares que poderão ser usados entre a base da Cearáportos e os navios em tráfego", estimou Arruda a respeito dos possíveis contratos a serem fechados com a empresa especializada em comunicação via satélite.
Para o fim do ano, a chegada de uma construtora do ramo da engenharia naval, a - também italiana - DynaChip, é aguardada. Com a segunda ampliação do porto em execução e estudos para mais obras em andamento simultâneo, os piers flutuantes construídos pela DynaChip estão na lista de interesse do Pecém, segundo o assessor da presidência da Cearáportos.
Já os outros três players europeus que também entraram em contato com a companhia cearense, Arruda disse não ter nada acertado para a vinda deles ao Ceará, apenas conversam.
"Logicamente, as empresas que manifestaram interesse em investir no porto não fecham qualquer negócio conosco", ressaltou o assessor lembrando que todas os investidores são encaminhados à Agência de Desenvolvimento do Ceará, "que é responsável por repassar a lista de atrativos do Estado".
Comércio exterior
Ele ainda informou que está previsto no cronograma da administradora do Porto do Pecém a realização do Seminário Cearáportos de Comércio Exterior.
O evento, que buscará reunir no início do segundo semestre de 2011 todo o trade portuário nacional e internacional pretende "reforçar os laços feitos nas rodadas de negócio na Europa e trazer novos investidores para o porto cearense", como explicitou Arruda.
Visitas a terminais brasileiros como o de Santos e o de Manaus também fazem parte da atividade da Cearáportos no segundo semestre do ano, para prospecção de novos parceiros, segundo o assessor.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
PUBLICIDADE