MSC

Expansão - Itapoá ampliará instalações e cais

O porto de Itapoá iniciará em 2013 a ampliação de seu cais e pátio. Com a expansão do cais, de 630 para mil metros, e do pátio, de 150 mil para 450 mil metros quadrados, o porto poderá movimentar até dois milhões de TEUs por ano, ante os 500 mil TEUs de capacidade atual. O porto espera um acréscimo significativo da demanda já para o início desse ano.

Entretanto, o início das obras depende da liberação das licenças ambientais, expedidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e das licenças operacionais, que são concedidas pela Marinha e pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq).

A Marinha autorizou a realização de manobras especiais noturnas para entrada de navios de até 300 metros de comprimento, largura até 43 metros e calado máximo de 10,5 metros. Antes desta autorização especial, os dois terminais poderiam receber apenas navios de 286 metros de comprimento durante a noite.

PUBLICIDADE

MCI


Pela portaria 48/CPSC, de outubro de 2012, a Marinha já havia elevado os parâmetros para as manobras diurnas para os dois portos da Baía da Babitonga, possibilitando a entrada e saída de navios até 334 metros de comprimento, no caso do Porto Itapoá, e 310 metros, em São Francisco do Sul. No entanto, o documento ainda continha uma limitação para as manobras noturnas. Após a emissão deste novo ofício, os dois terminais, juntamente com a praticagem que atua na baía, poderão estudar por um período de 60 dias a entrada dessas embarcações maiores também à noite.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira