A autoridade portuária do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) recebeu, na última terça-feira (16), visita de representantes da empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), uma das maiores fabricantes de baterias para veículos elétricos do mundo e que atua com sistemas de armazenagem de energia. Segundo a administração portuária, os chineses têm interesse em desenvolver no estado projetos de eletrificação da infraestrutura pública, ações de descarbonização das operações portuárias e de armazenamento de energia limpa.
Os representantes da empresa chinesa conheceram o Programa Carbono Neutro de Suape, que estrutura a estratégia para a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Segundo a autoridade portuária, o programa integra iniciativas que envolvem hidrogênio verde e seus derivados, como o e-metanol, a eletrificação das operações portuárias, sistemas de armazenamento de energia, eficiência energética, ampliação do uso de fontes renováveis e a geração de energia elétrica a partir de etanol, como alternativa de baixo carbono para aumento da resiliência energética do complexo. A meta é alcançar até 2038 a neutralidade em carbono.
PUBLICIDADE
Durante a visita, o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, mostrou aos chineses a estrutura do complexo e apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos para uso de energia limpa. “Pudemos mostrar nossa infraestrutura, diferenciais logísticos e áreas disponíveis para novos investimentos”, explicou Bisneto. O gerente regional Brasil do Sistema de Armazenagem de Energia em Bateria, Filipe Li, elogiou as instalações e confirmou a possibilidade de investir em programas energéticos no complexo pernambucano. “Vamos tentar trazer soluções que possam potencializar Suape e o governo de Pernambuco”, disse.












