Receba notícias em seu email

MSC

Faturamento do Porto do Pecém avançou 17%

O faturamento do Porto do Pecém cresceu 17% em 2011 ante o ano anterior, de acordo com informação divulgada ontem pela Cearáportos, que administra o empreendimento. O resultado é sustentado no aumento de 5% na movimentação de cargas no terminal, contabilizada em igual comparativo. Ao todo, circularam por lá 3,3 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro do ano passado.

Na comparação entre dezembro de 2011 e igual mês do ano anterior, houve queda de 45% na movimentação de cargas, pois 175 mil toneladas entraram e saíram do terminal cearense, enquanto, em 2010, foram 321 mil toneladas em trânsito.

Materiais

Entre os quatro materiais que compõem o indicador, o granel líquido apontou uma retração de -52% e a carga solta de -29% no mesmo comparativo. No total, segundo balanço divulgado ontem, 386 mil quilos do primeiro tipo de carga e 566 mil do outro passaram pelos terminais do Pecém.

Com variações positivas e puxando os resultados gerais do terminal estiveram as movimentações de contêineres e granel sólidos, os quais atingiram, respectivamente, aumento de 24% (1,6 milhões de toneladas) e 164% (756,8 mil toneladas).

Importação e exportação

O levantamento divulgado ainda evidencia a diminuição das importações a partir do Pecém, quando reduziram-se em 4% a entrada de produtos entre 2010 e 2011. No período, das 3,3 milhões de toneladas registradas, 2,3 milhões de toneladas foram oriundas da importação.

Já para as cargas que partiram do terminal de São Gonçalo do Amarante com destinos diversos, o apontado pelo balanço foi de um incremento de 32%. Apesar da variação positiva, os números da exportação foram tímidos, com 989,6 mil toneladas contabilizadas no período e saindo de lá.

Cabotagem e longo curso

As 3,3 milhões de toneladas foram estratificadas em relação ao modo de navegação. Ambas com alta em sua movimentação, as embarcadas para longas distâncias atingiram 2% de alta, com 2,6 milhões, enquanto a cabotagem ou viagens entre portos nacionais atingiu 15% a partir de 725 mil toneladas.

Ranking nacional

A assessoria de imprensa da Cearáportos ainda divulgou, embasada em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a liderança nacional do Porto do Pecém na exportação de frutas, "com participação de 47%". Santos, em São Paulo, e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, seguem o cearense com 13% e 11%, respectivamente. Outra liderança conquistada pelo terminal estadual é a exportação de calçados, desta vez, dividida com o porto do Rio Grande do Sul, ambos com percentual de 30%. Também destacada pela Cearáportos, as importações de ferro fundido, ferro e aço deixaram o Pecém em terceiro entre os portos brasileiros, com 17% de participação.

Fonte:Diário do Nordeste (CE)






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira