Ecobrasil

Fazenda Marinha - Projeto da Vale repovoa Baía de Sepetiba

A Vale mantém no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, sul do Rio de Janeiro, um projeto voltado para a educação ambiental, capacitação dos pescadores locais e para monitoramento e repovoamento da fauna marinha da região. O ‘Fazenda Marinha’ realiza, entre outras ações, a soltura anual de camarões da espécie F. Brasiliensis, conhecidas como camarão-rosa. A ação da companhia, executada desde 1996, estimula o aumento da fauna aquática da Baía de Sepetiba. Segundo a Vale, mais de 15 milhões de camarões já foram lançados na baía nesse período.

Os camarões passam por um período de aclimatação e crescimento em uma estrutura dedicada da fazenda. Nesse período, as larvas de camarão são alimentadas com microalgas produzidas no laboratório da fazenda. A estimativa da Vale é que mais de 70% dos camarões soltos consigam se desenvolver e reproduzir.

A ‘Fazenda Marinha’ da Vale também oferece cursos de maricultura para as comunidades locais. Desde 2005, mais de 480 pessoas já foram treinadas, dando origem a associações que se dedicam à cultura de ostras, mexilhões e coquiles. A ‘Fazenda Marinha’ também possui um laboratório especializado para reprodução assistida das ostras e coquiles.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira