A Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro, anunciou nesta quarta-feira (1º) a adoção do Sistema de Detecção de Materiais Adversos por Inteligência Artificial (IA), projetado pela área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) da empresa e desenvolvido em parceria com a SVA Tech.
O sistema, segundo a Ferroport, identifica materiais indesejados, inclusive pedras, chapas e detritos, no fluxo de carregamento das correias transportadoras até os navios. Segundo a companhia, as imagens são captadas por câmeras e processadas por um modelo de IA.
A empresa informou que três câmeras foram instaladas nas saídas das chamadas casas de transferência e filmam o embarque do minério. Em caso de identificação de um material indesejado, o sistema emite alertas, inclusive sonoros.
PUBLICIDADE
Os equipamentos foram instalados em ambientes controlados, com segurança, fácil acesso e iluminação que garante captar imagens nítidas. O objetivo é ter mais controle do processo de embarque e garantir a qualidade do produto embarcado.
Segundo a Ferroport, nos testes para a adoção do monitoramento, houve 100% de acerto nas detecções. A empresa apresentará o sistema nesta quinta-feira (2), no evento Port Performance Summit Brasil 2025, em São Paulo.