MSC

FIERO será sede de reunião sobre Plano Nacional de Logística e Transport


Para a avaliação, revisão do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) e seu portfólio de investimentos, será realizada na manhã desta quinta-feira, 04, no Salão de Convenções do Sistema FIERO, a reunião que vai tratar do planejamento de transportes dos estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia. O evento está sendo promovido pelo Ministério dos Transportes que desenvolve, em caráter permanente, o planejamento de transportes de modo federativo, participativo, interinstitucional e multimodal, envolvendo todos os órgãos e entidades afins ligados ao setor. Os anseios e necessidades em relação à logística da região amazônica serão captados neste encontro.
Para reforçar o apoio do Sistema FIERO, o secretário de Política Nacional de Transporte, Marcelo Perrupato foi recebido, nesta tarde de quarta-feira, 03, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú. Também estiveram presentes na reunião, o superintendente do Sistema FIERO, Gilberto Baptista, o coordenador do Núcleo de Apoio à Indústria (NAI), Elmir Marques, a coordenadora geral de Análise de Editais, Jacqueline Dutra de Lima e a assistente da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Patrícia Galvão de Morais.
Segundo a organização do evento, a expectativa é de receber, aproximadamente, 80 pessoas com a contribuição do Sistema FIERO para que o setor privado/produtivo compareça e manifeste-se sobre as reivindicações de operadores e usuários de transportes. ?O Brasil tem necessidade de que o assunto seja discutido nos estados limítrofes, além do que o empresário precisa de orientação sobre a infraestrutura logística que envolve estradas, terminais portuários, aéreos, marítimos e fluviais?, afirmou Perrupato.
Durante a conversa, Denis Baú comentou sobre a integração de Rondônia com os países andinos, haja vista a quantidade expressiva de 250 empresários peruanos que visitaram a FEIRON INTERNACIONAL 2009. Foi citada também pelo presidente do Sistema FIERO a apresentação das potencialidades de Rondônia que acontecerá em São Paulo, na FIESP - durante a Semana de Rondônia em Sampa - prevista para o início do mês de março. Outros assuntos expostos foram a missão empresarial que o Sistema FIERO fará à China, em abril deste ano e as Saídas para Pacífico e Atlântico que colocam Rondônia de frente com novos e fortes mercados consumidores.
Para Perrupato, as questões abordadas pelos representantes do Sistema FIERO vieram de encontro com a implantação da Ferrovia Transcontinental, em que Rondônia aparece como grande entroncamento da rede ferroviária. Ele ainda afirmou que o estado de Rondônia é transição entre a região Centro Oeste e o meio amazônico e foi além ao mencionar que o modelo de desenvolvimento deste Estado serve de referência ao país.
Da atualização do PNLT, surgirão as bases do Programa Plurianual (PPA) que será enviado ao Congresso Nacional ainda neste ano, contendo as demandas atualizadas de investimentos em infraestrutura de transportes.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira