Ford movimenta 500 mil veículos em porto na Bahia

A Ford alcançou a marca de 500 mil operações de importação e exportação de veículos no terminal de cargas Miguel Oliveira (foto), localizado no Canal de Cotegipe, entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, em Candeias (BA). O porto inaugurado em 31 de outubro de 2005 está a 35 quilômetros do complexo industrial de Camaçari, tem capacidade para 6.024 veículos e pode receber navios de grande porte de até 200 metros de comprimento. Qualquerautomóvel pode ser localizado em segundos através de um sistema de radiofrequência e até dez caminhões-cegonha podem operar no local simultaneamente.
De acordo com a Ford, o utilitário compacto EcoSport é o modelo que mais sai pelo terminal, com 55% dos embarques, seguido pelo Fiesta sedã (32%) e pelo Fiesta hatch (13%). Apesar de ser o único porto privado da empresa no mundo, o local foi construído pelo governo do estado da Bahia e cedido como concessão de uso à montadora como parte das negociações para a
instalação da fábrica, em 2001.
Fugindo dos portos - enquanto a Ford comemora as operações em seu porto, a Fiat prefere exportar seus veículos por terra para fugir da precária infraestrutura portuária do País. Diariamente, doze caminhões-cegonha carregados com dez carros cada saem da fábrica de Betim (MG) com destino à Argentina. Os cerca de 3,2 mil quilômetros são percorridos em dez dias, contando as paradas por causa dos trâmites alfandegários. De navio, a carga levaria de 25 a 30 dias para chegar no país vizinho.
Alternativa intermediária - para receber as unidades do Agile que vêm da Argentina para serem vendidas no Nordeste, a General Motors investiu R$ 30 milhões em uma central de logística no Porto de Suape (PE). Antigamente, os veículos levavam dez dias para chegar à região, pois vinham do porto do Rio Grande do Sul. Hoje o prazo caiu pela metade. A empresa pretende utilizar o terminal para desembarcar o sedã Malibu e o esportivo Camaro, provenientes dos Estados Unidos e Canadá, respectivamente.

Fonte: iCarros

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira