Gefco Brasil projeta crescimento de 20% em serviços de agenciamento de carga internacional
- Redação
- Portos e logística
Em um cenário econômico de incerteza em todo o mundo, as empresas buscam mais eficiência, produtividade e melhor custo-benefício na gestão da cadeia logística. Associada a isso, surge a necessidade de um serviço de classe mundial e baixo risco operacional.
De olho nessa tendência de mercado, a Gefco, uma das principais operadoras de logística global, adota como estratégia oferecer mais serviços a seus clientes, utilizando-se de toda expertise e sua rede global com presença em 150 países.
“A Gefco já é referência em serviços de armazenagem e transporte para grandes indústrias, sobretudo do setor automotivo”, afirma Klaus Affeldt, diretor de operações aéreas e marítimas e aduana. “Agora, nossa estratégia é levar esse know how para outros segmentos e também a empresas de médio e pequeno porte, consolidando nossa expertise em logística multimodal. Empresas menores necessitam que o operador as apoie fortemente na gestão das atividades e esteja muito próximo, utilizando-se de sua expertise para apoiá-las em suas tomadas de decisão, mitigando os riscos envolvidos.”
Dessa forma, a Gefco adota no Brasil a mesma estratégia empregada no restante do mundo. Com isso, a empresa já colheu bons frutos em 2014: novos negócios e clientes resultaram em um significativo aumento de faturamento sobre a base de 2013. Esse crescimento se consolidou no primeiro trimestre de 2015, elevando o patamar de negócios, ainda que o cenário econômico passe por um momento delicado.
Para oferecer o nível de serviço desejado por seus clientes, em 2015, a GEFCO já investiu cerca de R$ 1 milhão, sendo mais de 60% desse total voltado para novas contratações, realização de cursos de aperfeiçoamento e melhorias em TI. Os outros 40% foram alocados na expansão das atividades da GEFCO em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com a contratação de executivos comerciais dedicados e novas estruturas, entre outros.
De acordo com Klaus, essa medida visa oferecer um alto nível de serviço acelerando o desenvolvimento do negócio no segmento de transportes aéreos e marítimos, por meio do investimento em equipes altamente qualificadas e dedicadas. “Essas ações nos possibilitam o aumento do nosso market share no agenciamento de cargas internacionais (freight forwarding)”.
Segundo o executivo, os funcionários alocados serão responsáveis por atender os clientes localmente, além de gerar relacionamento com entidades locais, órgãos competentes e associações e, ainda, identificar oportunidades para novos negócios, parcerias e consolidação da marca.
Com isso, a expectativa é gerar um crescimento de 20% em negócios para 2015 no segmento de logística transitária. “Estamos confiantes que temos o melhor nível de serviço e a solução mais completa no mercado para auxiliar nossos clientes a reverem e a redesenharem seus processos logísticos, a fim de potencializar oportunidades e maximizar resultados para suas operações”, finaliza Klaus.
Fonte: Segs/G&A Comunicação Corporativa