O Governo do Ceará assinou ontem um Termo de Cooperação Técnica com o Banco do Brasil (BB) para financiamento de empresas que irão se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Ceará. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de equipamentos ou construção das fábricas, por exemplo.
Conforme Castro Júnior, superintendente do Banco do Brasil no Estado, não há um limite de recursos para os financiamentos. “Os montantes vão ser definidos pelo projeto de cada empresa. O Governo estabeleceu que a primeira área de expansão será de pedras ornamentais, de granitos e mármores, mas não faltará recurso às necessidades de cada uma das empresas”.
PUBLICIDADE
Embora o BB tenha estrutura para financiar todas as empresas, investidores poderão recorrer a empréstimos de quaisquer outros bancos do mundo, inclusive de bancos estrangeiros que atuam no País, afirma Antônio Balhmann, secretário de Assuntos Internacionais. Adiciona ainda que todas as empresas instaladas na ZPE terão direito ao financiamento, independentemente de seus ramos de atuação. “O setor do granito é um que certamente vai ser o primeiro a se habilitar (a contar com o financiamento), mas também trabalhamos com os setores de autopeças, fármacos e outros vários”.
Área de interesse
Segundo o governador Camilo Santana, além de empresas do setor de granito do Espírito Santo, a coreana Korea Gas Corporation (Kogas) mantém interesse em instalar uma unidade de gás natural no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “O Governo tem feito várias articulações no Brasil e no exterior, mostrando as oportunidades que o Ceará dispõe, através de sua ZPE e do Complexo do Pecém para a instalação de empresas ou empreendimentos”. Neste momento, o objetivo do Governo é anunciar a disponibilidade da nova linha de crédito como forma de garantir mais segurança aos investidores, visto que, juridicamente, atuam em uma Zona de Livre Comércio.
Presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior revela que a ZPE deverá contar, em breve, com empresas de autopeças, de fábricas de pneus, de componentes de calçados e bebidas, mas “os nomes só serão divulgados oportunamente, conforme autorização das empresas”.
Geração de emprego
Camilo destacou ainda que a ZPE Ceará é a única em funcionamento no Brasil, com empresa âncora - a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) - em funcionamento, exportando placas de aço para Europa e Ásia. “Esse ano conseguimos ampliar a área da ZPE em mais de dois mil hectares, o que permite atrair novos empreendimentos de novos segmentos para nossa ZPE”.
Com a economia ainda em recessão, ele vê no acordo uma possibilidade de geração de empregos e renda.
Fonte: O Povo (CE)