Navalshore 2024

Governo assina protocolo de intenções para construção do Porto de Praia Norte

O Governo do Tocantins, a Prefeitura de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda assinam ontem, 12, o Protocolo de Intenções visando a construção do Porto de Praia Norte, no Rio Tocantins. A solenidade será realizada às 9, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. Na mesma ocasião será apresentado o anteprojeto do Porto e Centro Logístico de Aguiarnópolis, que dará sustentação logística ao porto fluvial.
O projeto é privado, a cargo da empresa brasileira Autologística Eurolatina Serviços Ltda, mas conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Praia Norte, que cederá o terreno para sua implantação. O empresário alemão Klaus Weyand já esteve no Tocantins para apresentar resultados de estudos realizados pela Eurolatina sobre as condições de navegabilidade do Rio Tocantins – viabilidade técnica - e de construção porto.
Pelo projeto ainda em andamento, o Porto de Praia Norte será destinado ao embarque, desembarque e transbordo de mercadorias, enquanto o Centro Logístico de Aguiarnópolis deverá funcionar na Plataforma Multimodal desse município para conexão futura do porto fluvial à Ferrovia Norte-Sul. Esse centro vai dispor de estrutura de armazéns e distribuição de mercadorias.
Klaus Weyand e técnicos da Eurolatina vão cumprir agenda no Estado até o dia 15 de janeiro, acompanhados do diretor de Atração de Fomento da SIC - Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen e do diretor do Departamento de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria da Agricultura, José Américo. Acompanha o grupo uma equipe de TV alemã, que dará cobertura especial ao projeto. Os contatos visam a coleta de subsídios sobre investimentos potenciais e possibilidades de cargas.
Nesta segunda-feira, 11, eles terão reunião com representantes da Bunge, em Palmas, e à tarde participam de reunião na cidade de Miracema com a Steio, empresa que fomenta o plantio de eucalipto para reflorestamento visando a produção de biomassa para embarque.
Já na terça-feira, 12, após a assinatura do Protocolo de Intenções, a equipe viaja para Carolina/MA, onde terá reunião na próxima quarta,13, às 14 h, com o empresário Pedro Irã, proprietário da Pipes (Pedro Irã Pereira do Espírito Santo), que atua no ramo de navegação, entre outras atividades. Em seguida, o grupo se desloca para Estreito/MA, para nova reunião, desta vez com representantes do Ceste - Consórcio Estreito Energia, responsável pela construção da usina hidroelétrica de Estreito.
Na quinta-feira, 14, Klaus Weyand e sua equipe participam de reunião na empresa Tobasa, em Tocantinópolis, região Norte do Estado. E para finalizar, no dia 15, sexta-feira, o grupo visita Praia Norte, local de construção do porto fluvial, com sobrevôo nessa região e sobre Marabá e Tucuruí (eclusas). O retorno para São Paulo será no dia 15, via Imperatiz/MA.
Minha Casa Minha Vida
Acompanhado de prefeitos, o governador Carlos Henrique Gaguim vai participar, em Brasília, da cerimônia de anúncio da seleção de propostas do Programa Minha Casa, Minha Vida e de operação de financiamento do Pró-Moradia no âmbito do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O evento acontece nesta terça-feira, 12, a partir das 17h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, na capital federal. Está prevista a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e de autoridades de vários estados.
O Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar cerca de 2 mil municípios em todo o País. No Tocantins serão 136 municípios com população de até 50 mil habitantes. Por esse motivo, Araguaína, Palmas e Gurupi ficarão de fora nesta etapa.
Em todo o Estado vão ser construídas 4.220 unidades habitacionais com investimento de R$ 67,5 milhões do Governo Federal e parceria com as prefeituras na doação dos lotes ou desoneração fiscal.
(Fonte: Jornal Stylo/Secom)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira