Ecobrasil

Governo confirma Silvio Costa Filho para Portos e Aeroportos

Deputado federal do Republicanos-PE substituirá Márcio França no ministério, como parte da reforma ministerial para acomodar nomes do 'Centrão' 


O governo confirmou, nesta quarta-feira (6), o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para substituir Márcio França no comando do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A substituição faz parte da reforma ministerial para acomodar nomes do Centrão que vem sendo discutida por governistas e partidos de centro nos últimos meses. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também convidou o deputado André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte, atualmente ocupada pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser.

Os nomes já vinham sendo especulados e, nas últimas semanas ganharam força. Fontes disseram que, nos bastidores, França demonstrou descontentamento com a troca de pasta. Com a reforma, ele será remanejado para o ministério que serão criado, de Micro e Pequenas Empresas. Em julho, entidades demonstraram preocupação com os rumores sobre a saída de França do MPor.

Na 17ª Navalshore, em agosto, França disse a jornalistas que, independente de quem estiver à frente do MPor, não haverá mudanças na política desenvolvida pelo governo nos últimos meses de gestão. Na ocasião, ele afirmou que Lula é experiente e sabe como mexer as peças para ter os partidos importante para a base do governo. França ressaltou ainda que já esteve em diferentes posições durante sua trajetória política e ressaltou que um eventual reposicionamento dentro do governo será para o lugar certo.

O anúncio ocorreu após reunião de Lula, na tarde desta quarta-feira (6), com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os dois futuros ministros. De acordo com o governo os deputados Silvio Costa Filho e André Fufuca aceitaram os convites. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente da reunião do G20. Lula viaja, nesta quinta-feira (7), para participar nos próximos sábado (9) e domingo (10), da 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, em Nova Delhi, na Índia. 

Costa Filho é pedagogo, administrador, deputado federal e presidente estadual do Republicanos-PE. Em uma rede social, o futuro ministro de Portos e Aeroportos destacou que a pasta é importante para a economia do país e que 95% das exportações e importações brasileiras passam pelos portos nacionais. "Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadores e governadoras de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país", comentou em uma das postagens.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira