Receba notícias em seu email

MSC

Governo cria grupo para o aperfeiçoamento de regime aduaneiro

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e a Receita Federal criaram grupo técnico permanente para o aperfeiçoamento do regime aduaneiro especial de drawback. Entre as atribuições, o grupo terá de “propor medidas para simplificar o acesso ao regime de drawback e facilitar o seu cumprimento pelas empresas beneficiárias”.

O drawback consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado. O mecanismo funciona como um incentivo às exportações, pois reduz os custos de produção de cargas exportáveis, tornando-as mais competitivas no mercado internacional.

O Mdic pretende elaborar medidas que reduzam o custo da burocracia das empresas exportadoras, uma reclamação antiga do setor. Uma das novidades a ser adotada é a criação de uma autorização única para que as empresas possam se beneficiar do regime de drawback.

A novidade fará parte do Plano Nacional de Exportação, lançado no fim do mês passado, e deve começar a ser implementada nos próximos meses. Existem três modalidades do regime. A mais usada é o drawback suspensão, que suspende os tributos na aquisição dos insumos e as empresas têm até dois anos para exportar os produtos fabricados com a matéria-prima desonerada.

Outra modalidade é a isenção, que zera impostos para recomposição de estoques. A terceira modalidade é a da restituição, em que a empresa exporta e depois pede a devolução dos tributos pagos na compra dos insumos.

Hoje o drawback alcança 25% das exportações brasileiras, e a avaliação no governo é que o benefício é subutilizado pela burocracia do regime.

Fonte: A Tribuna On-line/Estadão Conteúdo






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira