Receba notícias em seu email

MSC

Governo entrega obras do Terminal de Outeiro, que receberá participantes da COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entregaram no último sábado (1º) as obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, no Pará, após as obras que permitiram que seja usado para receber navios de passageiros com participantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Nas obras, foram investidos R$ 260 milhões, e as embarcações poderão ser usadas também como hospedagem.Os trabalhos, patrocinados pela Itaipu Binacional e coordenados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), além da modernização do complexo portuário, reforçaram a área de cais e a prancha de carga do porto, com geração de 450 empregos.

Ao comentar a obra, Lula classificou a modernização do porto como símbolo da bioeconomia do Brasil e disse que o país vai poder mostrar à parte do mundo que está preocupado com a manutenção do clima. Ele afirmou ainda que o Pará pode ser a porta de entrada desse novo modelo de desenvolvimento. “Esse porto significa isso. Quem imaginaria que um transatlântico, que carrega 6.000 pessoas, poderia parar aqui? E a gente está mostrando que isso é possível”, ressaltou.


PUBLICIDADE



Costa Filho explicou que as melhorias no terminal de Outeiro, além de serem reforço para receber navios de cruzeiros durante a COP30, incluíram a instalação de equipamentos, como estações de raio X para controle de entrada e saída de quem passa pelo porto. Segundo o ministro, esses investimentos darão mais conforto e segurança às delegações que participarão da Conferência. “Isso dialoga com a agenda ambiental, com a sustentabilidade, com a transição energética. A pauta de sustentabilidade dialoga com o crescimento econômico do Brasil”, disse.

De acordo com o MPor, o terminal pode receber dois navios como hotéis flutuantes durante a COP30, adicionando seis mil leitos à rede hoteleira de Belém e desafogando a demanda por hospedagem. No futuro, será parte de rotas regulares de turismo marítimo, com expectativa de ganhos para os setores de hotelaria, gastronomia e transporte. De acordo com a pasta, Outeiro vai favorecer ainda as exportações do estado e atrair novas rotas marítimas e ser uma nova alternativa no Arco Norte.

O projeto do novo Terminal de Outeiro foi iniciado em 17 de abril. Durante seis meses, as obras mobilizaram frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos de trabalho com equipes diferentes. Foram construídos 11 dolphins, instaladas 10 pontes metálicas, e o píer, ampliado de 261 metros para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da anterior.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira