Navalshore 2024

Governo Federal apresenta os principais eixos para expansão comercial da região Norte

Projetos desenvolvidos pelos ministérios de Portos e Aeroportos, Planejamento e Orçamento e Integração e Desenvolvimento Regional fortalecem as relações comerciais com países Sul-Americanos

Expandir as atividades comerciais do Norte brasileiro, integrar as rotas do estado com países Sul-Americanos, impulsionar a economia regional e ampliar os destinos turísticos são objetivos do Governo Federal para resgatar o protagonismo da região no cenário nacional e internacional. Mais do que isso: fortalecer a relação bilateral com os países vizinhos, oferecendo novos caminhos em diferentes modais para aumentar a importação e exportação, reduzindo, desta forma, o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e diferentes mercados externos.

Unidos por esse objetivo, os Ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e o Planejamento e Orçamento (MPO) apresentaram, na terça-feira (9), no estado do Acre, o trabalho que tem sido desenvolvido pelos órgãos para potencializar o mercado brasileiro e conectar, via modal aéreo, os estados da região Norte com países próximos.

PUBLICIDADE

MCI


Durante o evento, o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, lembrou que a pasta tem realizado aportes importantes na realização de serviços essenciais para o desenvolvimento econômico e social da região. “A gente tem procurado ter um olhar estratégico para o Acre e todo o Norte brasileiro. Primeiro, publicamente, assumi um compromisso que é a manutenção permanente do rio Madeira, para que a gente possa cada ano fazer a sua dragagem. São investimentos de R$ 50 milhões, porque a gente sabe a importância do rio para o escoamento da produção aqui do Acre”, destacou.

No transporte aéreo, Costa Filho anunciou que a pasta pretende concluir, até outubro deste ano, a requalificação de dois aeroportos no estado, como forma de ampliar os voos comerciais. “O nosso compromisso é de estruturar os terminais aeroportuários para poder melhor receber bem a população, com os investimentos de mais de R$ 160 milhões realizados aqui no estado. Vamos ampliar a aviação, com novos destinos aqui para Rio Branco”, indicou.

Rotas de integração

Os trabalhos de integração do Brasil com países Sul-Americanos também estão sendo desenvolvidos pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. Durante o evento, a titular da pasta, ministra Simone Tebet, apresentou o projeto Rota Rondon, uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana, que tem o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e diferentes mercados externos.

A ministra indicou que o projeto visa fortalecer não apenas a economia brasileira com os países vizinhos, mas também em otimizar o tempo e os custos de transporte de mercadorias, impulsionando o comércio regional. “O Brasil, para ter acesso aos maiores centros compradores de commodities, tem que percorrer sete mil quilômetros a mais para transportar os recursos. Estamos falando de diminuir em até três semanas a chegada e partida do que compramos e vendemos”, apontou Tebet.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira