O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinaram, na última segunda-feira (29), em Brasília, um protocolo de intenções para criar no Complexo Industrial Portuário de Suape uma Zona de Processamento de Exportação de Pernambuco (ZPE).
O objetivo é impulsionar a industrialização sustentável e incentivar a economia no estado e na região. O investimento previsto é R$ 271,5 milhões em infraestrutura, acessos e área alfandegada.
PUBLICIDADE
A ZPE, como área de livre comércio, visa atrair empresas que produzam bens para exportação. Como atrativos, oferece isenções tributárias e vantagens cambiais e administrativas. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) foi feito em parceria pela administração portuária e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A governadora Raquel Lyra classificou a ZPE em Suape como passo importante para fortalecer a economia pernambucana e gerar novas oportunidades para o estado. “Esse projeto vai ampliar nossa capacidade de atrair investimentos nacionais e internacionais e impulsionar a industrialização”, afirmou.