SÃO PAULO - O governo federal liberou R$ 5 milhões à Secretaria dos Portos para iniciar as obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba, em Santa Catarina.
A verba corresponde a 10% do valor integral da obra, que será executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O governo acredita que este serviço será executado num prazo entre seis e oito meses.
“Esta é uma obra vital. Com os 660 metros de cais acostável que teremos a partir de maio deste ano, necessitamos do aprofundamento para 15 metros a fim de que os grandes navios possam atracar nesta fronteira”, declarou o administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, que vai articular para que o processo licitatório ocorra com a maior brevidade possível.
A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres no segundo semestre de 2011, quando o governo espera que esteja concluída as obras de ampliação do cais acostável (berços 1 e 2) para 660 metros de comprimento, a chegada de dois portêineres Super Post Panamax que estão em fabricação na China e a dragagem de aprofundamento para 15 metros.
“Com a possibilidade de atender navios de 5ª geração, com 14 metros de calado e capacidade de carga superior a 6.500 contêineres, Imbituba tem tudo para entrar nas principais rotas de importação e exportação com escalas no Brasil”, disse Souza.
(Fonte: Valor Econômico/Fernando Taquari)
PUBLICIDADE