Receba notícias em seu email

MSC

Governo retoma concessão do Tecon Santos 10, maior leilão da história portuária do Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) retomaram o projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10), com o objetivo de transformar o Porto de Santos (SP) em um hub portuário para toda a América Latina. A Antaq abriu nesta quinta-feira (20) a Audiência Pública 02/2025 para aprimorar os documentos técnicos e jurídicos do certame licitatório, com prazo para contribuições até 24 de março de 2025.

O projeto do Tecon Santos 10 foi reestruturado e prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos, incluindo melhorias na área arrendada e em áreas comuns do porto, como dragagens para ampliar a área de manobra e os berços de atracação. A expectativa é que o novo terminal aumente a capacidade do Porto de Santos em 50%.


PUBLICIDADE



A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas estratégicas para o porto, como a concessão do canal de acesso e a construção do túnel subaquático entre Santos e Guarujá. Com um megaterminal moderno e de alta capacidade, o projeto busca consolidar o Porto de Santos como um centro logístico de referência na América Latina. Os documentos da consulta pública estão disponíveis no site da Antaq, e as contribuições podem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico até 23h59 do dia 24 de março de 2025.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira