Receba notícias em seu email

Yanmar

Governo retoma concessão do Tecon Santos 10, maior leilão da história portuária do Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) retomaram o projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10), com o objetivo de transformar o Porto de Santos (SP) em um hub portuário para toda a América Latina. A Antaq abriu nesta quinta-feira (20) a Audiência Pública 02/2025 para aprimorar os documentos técnicos e jurídicos do certame licitatório, com prazo para contribuições até 24 de março de 2025.

O projeto do Tecon Santos 10 foi reestruturado e prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos, incluindo melhorias na área arrendada e em áreas comuns do porto, como dragagens para ampliar a área de manobra e os berços de atracação. A expectativa é que o novo terminal aumente a capacidade do Porto de Santos em 50%.


PUBLICIDADE



A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas estratégicas para o porto, como a concessão do canal de acesso e a construção do túnel subaquático entre Santos e Guarujá. Com um megaterminal moderno e de alta capacidade, o projeto busca consolidar o Porto de Santos como um centro logístico de referência na América Latina. Os documentos da consulta pública estão disponíveis no site da Antaq, e as contribuições podem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico até 23h59 do dia 24 de março de 2025.






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira