A Hamburg Süd realizou o primeiro embarque de um contêiner de carga refrigerada no início do mês, no Porto Itapoá, que entrou em operação no mês de junho. Foram exportadas 24 toneladas de carga de frango congelada, da Marfrig/Seara, que tem como destino final o Porto de Hakata, no Japão.
O contêiner foi embarcado no navio Santa Catarina, com capacidade para 7,1 mil TEUs, em uma viagem com transit time de, aproximadamente, 43 dias.
PUBLICIDADE
O Porto Itapoá, com capacidade instalada para movimentar, em sua primeira fase, mais de 300 mil contêineres/ano, terá a abrangência regional que permitirá intensificar o atendimento tanto do transporte de longo curso quanto da cabotagem, funcionando como um porto concentrador que possibilitará operações de grandes navios que poderão ser utilizados em plena carga para atender o comércio exterior de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Estudos indicam que os estados do Paraná e Santa Catarina devem movimentar 2 milhões de contêineres em 2015 e, em 2020, cerca de 3 milhões de contêineres. Itapoá deverá responder por 20% deste volume.
A Hamburg Süd acredita que o novo complexo portuário oferecerá ainda mais sinergia no atendimento do mercado catarinense e estados vizinhos, que utilizam os portos da região para embarcar produtos para o exterior.
Fonte: INcorporativa