Ecobrasil

Implantação do Port Community System avança em São Paulo

Secretaria de Negócios Internacionais do estado de São Paulo recebe desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo, para demonstração do Port Community System

O secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz do estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (10), desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP), para demonstração do Port Community System (PCS). O sistema permitirá a integração de todos os agentes envolvidos na operação do Porto de Santos, resultando em ganhos de eficiência como redução de custos e diminuição de tempo de espera em filas de embarcações e veículos de cargas. Caso seja adotado, a economia para todo o ecossistema do Porto de Santos pode chegar a R$ 1 bilhão por ano, além de benefícios indiretos, como a redução de emissão de gases de efeito estufa.

“Todos os portos dos maiores países do mundo já adotaram o PCS. É um dos nossos papéis incentivar a adoção de sistemas que geram eficiência e reduzem custos em uma das mais importantes portas de exportação e importação do nosso país”, afirma o secretário Lucas Ferraz.

Utilizado em portos como o de Hamburgo, na Alemanha, de Rotterdam, maior da Europa, na Holanda, e o de Valência, na Espanha, o PCS integra informações sobre chegadas e partidas de navios, além de cargas importadas e exportadas. Da autoridade portuária até os armadores, despachantes e práticos, todos os stakeholders envolvidos estarão dentro do sistema. Em um primeiro momento, apenas o setor privado atuante no porto fará parte do sistema. Em uma segunda fase, será possível integrar os sistemas federais.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O PCS desenvolvido para o Porto de Santos foi apresentado pelos desenvolvedores do ITS/USP Vidal Zapparoli Melo, José Bellinetti e Anderson Eleutério. A iniciativa conta com apoio do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Reino Unido. Os próximos passos que a Secretaria de Negócios Internacionais deve acompanhar são o modelo de governança mais adequado e o diálogo com os agentes da comunidade portuária de Santos.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira