Ecobrasil

Incatep - Instituto lança simulador móvel

O Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep) acaba de colocar em operação um simulador móvel de equipamentos portuários. Denominada Fábrica de Operadores, o trailer possui a infraestrutura para a prática de simulação da operação de um guindaste, como estação de processamento, controle de áudio e sistema visual. O Incatep é especializado no treinamento de trabalhadores portuários e vem utilizando simuladores para capacitar operadores de guindastes no Brasil desde 2005.

De acordo com o presidente do instituto, João Gilberto Campos, o objetivo é poder levar o equipamento até as sedes dos clientes. “Precisávamos atender aos clientes, que estão distribuídos em diversos portos com maior comodidade. Agora podemos levar o treinamento, com a prática do simulador, para todo canto”, diz. Com mais de 40 mil trabalhadores treinados para atuar no segmento portuário, o Incatep tem simuladores para todos os equipamentos que carregam contêineres no porto, permitindo ao trabalhador praticar antes de operar grandes máquinas.

Estão instalados na sede do instituto, em Santos (SP), quatro simuladores. A unidade móvel vai percorrer os portos do país e da América Latina. “Antes dos simuladores havia somente a prática direto na cabine do próprio guindaste. Os equipamentos portuários são pesados e caros, portanto não permitem erros nas operações. Hoje, quanto maior for a proximidade com a operação real, mais segurança para o profissional ao manusear as máquinas”, conclui Campos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira