Ecobrasil

Índice de Desenvolvimento Ambiental dos associados da ATP cresce 5,3 %

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) associados à ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados) tiveram crescimento de 5,3% nas notas do IDA (Índice de Desenvolvimento Ambiental) 2022, números divulgados pela Antaq no fim de 2023. A média dos terminais subiu de 67,9 para 71,5 no período.

Entre os associados da ATP, alguns terminais obtiveram resultados expressivos no IDA. A Portonave teve nota 99,88 e, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a primeira colocação. Seguido pelo Porto Itapoá (99,79), o Terminal de Petróleo TPET/TOIL-Açu (99,28), o Terminal Portuário do Pecém (99,19) e a Ferroport - Terminal de Minério, com nota 99,18.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, o resultado dos associados da ATP é relevante, já que a média geral do IDA nos terminais portuários apresentou queda.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“O crescimento das notas é reflexo da preocupação da ATP e de todos os seus associados com as questões ambientais e com a sustentabilidade na operação portuária. O resultado positivo é fruto da atuação firme e participativa do Comitê de Sustentabilidade da ATP, coordenado por Carolina Brandl, do Porto do Açu, e por Ulisses Oliveira, do Porto Sudeste”, destaca.

Barbosa lembra que, durante todo o ano, o comitê realizou diversas reuniões com foco na melhoria do desempenho ambiental dos associados. Os encontros contaram também com a participação de representantes da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), como a Superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação, Cristina Castro e Uirá Cavalcante, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O Comitê de Sustentabilidade - Sustentar foi criado pela ATP em 2018, com o objetivo de estimular boas práticas, compartilhar experiências e propor aprimoramentos técnicos ao segmento.

Em 2021, o colegiado criou um banco de dados interno com informações relativas às ações ambientais, sociais e de governança de seus associados. O banco de dados foi o embrião para a criação do Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade Portuária: a estratégia ESG, lançado em março de 2023, durante a celebração dos 10 anos da ATP.

A obra, inédita no Brasil e pioneira no mundo com foco na estratégia ESG (ambiental, social e governança), é o resultado da construção coletiva do grupo de pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da ATP e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph).



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira