O índice global de capacidade portuária de contêineres da Drewry aumentou 1,4% em relação ao mês anterior e 5,4% em relação ao ano anterior em maio. Já a taxa média de crescimento móvel de 12 meses para a movimentação portuária global permaneceu estável em 6,5% pelo terceiro mês consecutivo. A região do Oriente Médio e Sul da Ásia lidera o crescimento acumulado no ano, com volumes 9,2% maiores. A América do Norte e a Grande China tiveram altas de 7,7% e 6,9%, respectivamente. A Oceania continua sendo a única região relatando declínio, com a capacidade portuária acumulada no ano em maio caindo 2,6%. Dados de duração do terminal permitem fazer previsões de curto prazo da capacidade portuária.
De acordo com a Drewry, o índice de taxa de transferência de contêineres da Grande China apresentou leve queda em maio de 2025, caindo 0,4% em relação ao mês anterior, para 124,9 pontos, mas com alta de 4,5% em relação ao ano anterior. A taxa média de crescimento em 12 meses na Grande China caiu para 6,3%, logo abaixo da média global.
PUBLICIDADE
Os maiores portos da região continuam apresentando crescimento robusto, com os cinco principais portos apresentando alta média de 7,2% em relação ao ano anterior em maio. Xangai, em particular, teve um bom mês, com volumes subindo 10,2% em relação ao ano anterior.
O Índice de Taxa de Transferência de Contêineres da América do Norte caiu 8,0% em relação ao mês anterior, para 109,3 pontos, mas com alta de 2,7% em relação ao ano anterior. A taxa média de crescimento em 12 meses apresentou leve queda, mas permaneceu em dois dígitos, em 10,1%. Os volumes nos principais portos da costa oeste recuaram em maio devido ao impacto das tarifas do "Dia da Libertação" do governo dos EUA. A movimentação em Long Beach caiu 26,3% em relação ao mês anterior (queda de 8,2% em relação ao ano anterior), enquanto em Los Angeles caiu 15% em relação ao mês anterior (queda de 4,8% em relação ao ano anterior).
Os volumes também caíram 10,4% em relação ao ano anterior em Manzanillo, 9,6% em relação ao ano anterior em Seattle e 0,3% em relação ao ano anterior em Oakland. Apenas Vancouver e Lazaro Cardenas contrariaram a tendência, com aumento de 13,9% em relação ao ano anterior e 12,6% em relação ao ano anterior, respectivamente.
O índice europeu de movimentação de contêineres portuários subiu 3,7% em maio, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior, para 113,7 pontos. A taxa média de crescimento acumulada em 12 meses aumentou para 5,4%, permanecendo abaixo da média global de 6,5%. O Porto Said East registrou uma movimentação recorde em maio de 2025 — os volumes subiram 20% em relação ao mês anterior, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior, com a movimentação acumulada no hub East Med 18% superior à do ano passado.
Os índices de capacidade portuária de contêineres Drewry são uma série de índices de crescimento/declínio de volume ajustados pelo calendário, com base em dados mensais de capacidade para uma amostra de mais de 340 portos em todo o mundo, representando mais de 80% dos volumes globais. O ponto base para os índices é janeiro de 2019 = 100. O modelo de previsão usa dados de capacidade de embarcações e duração do terminal para fazer previsões de curto prazo do rendimento do porto, a partir da capacidade dos navios.