Parceria entre as instituições vai resultar em simulador de custos que será utilizado em ferramentas de planejamento
A Infra S.A. vai conduzir uma pesquisa para atualizar os custos que envolvem a movimentação de cargas e passageiros pelo setor aquaviário no Brasil. O trabalho faz parte do escopo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes e a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários na última sexta-feira (26), em Brasília.
PUBLICIDADE
Pelo acordo, as duas instituições vão atuar em conjunto para o levantamento e atualização dos custos que envolvem a movimentação de cargas e passageiros em portos e em hidrovias. A Infra S.A. será responsável por aplicar um questionário voltado aos operadores portuários e hidroviários e demais agentes envolvidos nas operações desses setores portuárias em todo o Brasil.
Além da pesquisa serão realizadas, em parceria com a Antaq, visitas técnicas nos portos organizados, terminais de uso privado e estações de transbordo de carga, além das hidrovias do país. Os dados obtidos serão utilizados para a atualização de simuladores de custos e para o desenvolvimento de um simulador de análises econômicas.
A ferramenta permite comparar rotas, estimar custos logísticos e planejar ações para o setor. Os simuladores são fundamentais para subsidiar análises, estudos e ações de planejamento de longo prazo do setor aquaviário, tanto pela Infra S.A., quanto pela Antaq. As atividades previstas no acordo serão iniciadas dentro de 45 dias.
Durante a assinatura do acordo, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou que os estudos portuários da empresa já resultaram em dezenas de arrendamentos portuários e bilhões em investimentos no setor. Segundo o diretor, o acordo amplia a atuação conjunta entre as duas instituições.
“Temos ampliado a nossa participação no setor aquaviário com o desenvolvimento de estudos para hidrovias. Esse acordo permite avanços importantes para o planejamento da infraestrutura portuária e hidroviária do país”, disse.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, pontuou que “para a Agência é muito claro que o ACT vai trazer somente benefícios” e completou elogiando os estudos que são feitos pela Infra S.A para o setor aquaviário.