Iniciadas simulações de manobras para ampliar capacidade de recebimento de navios no Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba iniciou na semana passada uma série de cinco simulações de manobras para avaliar a possibilidade de entrada e saída de navios de maiores dimensões, para expansão da capacidade do porto. Os testes ocorrem em um simulador em Florianópolis, instalado na sede da empresa SLI Meio Ambiente e Infraestrutura, contratada para executar o serviço.

As simulações agora em dezembro avaliaram a viabilidade e condições operacionais e ambientais para entrada e saída de navios porta-contêiner, com comprimento (LOA) de 366 metros, e navios graneleiros com comprimento (LOA) de 306 metros, ambos com largura (boca - B) de 51 metros.

Os testes foram realizados com sucesso. Mais três rodadas de simulações estão agendadas para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de janeiro.

PUBLICIDADE

MCI


“Esses estudos são essenciais para entendermos a infraestrutura necessária para consolidação da atracação de navios de grande porte e ampliação da área de acostagem de navios”, explica Fábio Riera, presidente da SCPAR. “A avaliação da viabilidade de um novo cais é um objetivo concomitante nesses testes e visa atender com maior eficiência a demanda do mercado nos próximos anos”, complementa o presidente do porto.

As simulações de manobras consideram a área e profundidade atuais, as características de correntes e ondas ao longo do canal de acesso e área de manobras, além de condições limites de vento. O objetivo é fornecer uma caracterização ambiental completa, mesmo em situações mais críticas, para identificar os limites operacionais do Porto.

As próximas simulações terão o objetivo de identificar os limites operacionais (LOA x B) para navios graneleiros com calado de 13,5 metros, apoiados pela frota atual e ampliada de rebocadores, além do limite operacional (LOA x B) para navios graneleiros e tankers, para atracação em futuro berço.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira