O início das operações na nova rota marítima entre o porto de Mucuripe, em Fortaleza, e Cabo Verde foi adiado para 2013, informou sábado o jornal Diário do Nordeste, da cidade de Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará.
Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará, disse ao jornal que a viabilização comercial do trajecto de volta do navio que fará a rota é, actualmente, o principal ponto ainda por definir.
“O frete é pago para a ida e volta e 23 empresários locais já estabeleceram negócios com Cabo Verde para exportarem os seus produtos, podendo esse número vir mesmo a aumentar”, salientou André Holanda, que acrescentou que o navio não pode regressar sem carga, sendo este ponto que está em aberto.
A Companhia Docas do Ceará assinou este ano um acordo de cooperação com a Portos de Cabo Verde (Enapor), a empresa que administra os portos do arquipélago, e anunciou que já montou a estrutura necessária para a nova rota, nomeadamente o operador da rota, a empresa responsável pelo trabalho de carga e descarga.
O armador, no entanto, ainda não está seleccionado havendo três empresas interessadas em explorar esta rota, acrescentou Paulo André Holanda.
(Fonte: macauhub)
PUBLICIDADE