Receba notícias em seu email

MSC

Itajaí atinge 1,7 milhão de toneladas movimentadas no semestre

A administração do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, informou que o volume de cargas movimentadas no terminal cresceu 1.494% no primeiro semestre de 2025 e chegou a 1,7 milhão de toneladas. As operações de exportação aumentaram 8.599%, e as de importação, 496%.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 85% do volume total foram de cargas contêineres. Foram mais de 180 mil TEUS, com destaque para carnes e miudezas comestíveis (22%), madeiras, carvão vegetal e obras de madeira (20%), plásticos e suas obras (7%), alimentos preparados para animais (7%) e máquinas e aparelhos (7%). A maior parte dos produtos foi enviado para a China, que foi o principal destino das mercadorias exportadas, seguida por Estados Unidos, União Europeia e países da América Latina.


PUBLICIDADE



A JBS, que administra o porto desde outubro de 2024, creditou o crescimento a investimentos de R$ 130 milhões que fez em Itajaí. De acordo com a empresa, estão previstos gastos de mais R$ 90 milhões em obras para melhorar a infraestrutura, aumentando a capacidade de armazenamento, e em equipamentos, entre eles os de movimentação nos pátios, para dotar o terminal, que atende mais de 1,7 mil clientes, de tecnologia moderna.

O Porto de Itajaí, informou a empresa, conta com 1.030 metros de cais, quatro berços de atracação e calado operacional de 14 metros, o que permite a atração de navios de grande porte com maior volume de carga. Além disso, há no terminal 1.750 tomadas para contêineres refrigerados.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira