Navalshore 2024

Italiana fará 100 unidades por ano em Itajaí

Máquinas trabalham num terreno encharcado à beira do Rio Itajaí, no Bairro Salseiros, numa área dentro do Terminal Portuário de Itajaí (Teporti). Com 200 mil metros quadrados, o espaço tem as licenças ambientais necessárias e abrigará o futuro estaleiro do grupo italiano Azimut-Benetti, com previsão de conclusão em 2011. Quando pronto, deverá fabricar 100 barcos por ano.

A quatro quilômetros dali, um galpão improvisado no Bairro Cordeiros abriga a construção de lanchas de luxo de 43 e 58 pés. Cada uma não sai por menos de R$ 2,2 milhões. A montagem é tratada como segredo de estado e não pode ser fotografada de perto. As peças chegam da Itália com identificação detalhada de quantidade, cor e função, com explicações em italiano e poucas palavras em português. Para que todos se entendam, 58 dos 110 funcionários receberam treinamento na Itália e a maioria faz curso de idioma.

O supervisor de montagem, José Moura, foi um dos que fizeram o curso na Itália, durante um mês. Ele trocou São Paulo por Itajaí.

– Os barcos com que eu trabalhava eram como carros populares. Agora mexo com Ferraris. Na Itália um barco fica pronto em 18 dias e aqui leva três meses – destaca Moura.

As primeiras lanchas saem do galpão a partir de março de 2011. A área construída em Itajaí será a maior fora da Itália. Na Turquia, onde a Azimut tem um polo náutico semelhante ao que deverá implantado em SC, a área é 30 vezes menor. Um problema ainda é a mão de obra qualificada. Apesar de ter recebido 6 mil currículos, o estaleiro não consegue preencher 42 vagas.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira