A Libra Logística, empresa do Grupo Libra especializada em gestão integrada de cadeias logísticas, acaba de fechar um contrato como “Official Logistics Partner” para cuidar de toda a logística de transporte da temporada 2011 da categoria automobilística brasileira Porsche GT3 CUP Challenge, com etapas na Europa e na América do Sul. Ao todo, são nove provas este ano, uma delas no autódromo do Estoril, em Portugal, e outra em Buenos Aires. Toda a gestão de informação e a logística de transporte dos automóveis, peças, ferramentas e equipamentos – o que envolve remessas por contêineres em navios transcontinentais – ficará a cargo da Libra Logística.
“O transporte de carros de corrida é uma operação que demanda extremo cuidado, especialmente no caso de uma viagem intercontinental. Precisávamos de uma empresa de grande experiência e reputação, que atendesse às nossas necessidades específicas. O serviço foi excelente e a Libra teve dedicação exemplar”, conta Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
Carros chegam ao Estoril dois dias antes do previsto
O calendário da Porsche GT3 Cup Challenge prevê as etapas de Curitiba (20/08), Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (17/09), Curitiba novamente (22/10) e mais duas em Interlagos: a importante etapa do dia 27 de novembro, que marca o aquecimento do circuito para o GP Brasil de Fórmula 1, e outra em 10 de dezembro. “Nossa carga de Porsches de corrida era muito valiosa e, sem ser exatamente frágil, demandava cuidados muito especiais para que todos os carros chegassem ao destino prontos para entrar na pista e correr. Tínhamos também que trabalhar com prazos rígidos de embarque e desembarque para cumprir nosso cronograma e evitar prejuízos. A Libra correspondeu plenamente às nossas expectativas. Estamos muito satisfeitos”, ressalta Dener Pires.
Para o presidente da Libra Logística, Eduardo Leonel, a conquista de um cliente tão dinâmico e arrojado mostra que a companhia está no rumo certo: “A Libra Logística tem investido em seu modelo de negócio para conquistar espaço no competitivo mercado de logística integrada”, afirma. Para o Leonel, a expertise da companhia na gestão de informação da cadeia logística permitiu o planejamento e a execução detalhada de uma operação como esta. No ano passado, a empresa movimentou 4,1 milhões de m3 de carga, um volume 54,4% maior que o de 2009. A política agressiva de conquista de mercado tem dado resultados. Entre os novos clientes que fecharam parcerias com a Libra Logística para a gestão de suas cadeias estão a Braskem, maior conglomerado do setor petroquímico do País; a Wobben, empresa de geração de energia eólica, e a fabricante de maquinaria pesada Komatsu.
O desafio de transportar toda uma categoria por três países começou a ser cumprido no início de março, com 25 carros saindo da loja da Porsche, no centro de São Paulo, rumo à Libra Logística Valongo, em Santos. Ali, foram carregados em contêineres de 40 pés. Outros dois contêineres (um de 20 e outro de 40 pés) levaram peças e ferramentas. A carga desembarcou em Lisboa e seguiu para Estoril, chegando ao autódromo no dia 19 de março, dois dias antes do previsto. Da Alemanha, vieram mais 19 Porsches que se juntaram aos outros para participar de três corridas no dia 26 de março.
Após a etapa portuguesa, a Libra Logística embarcou os 44 carros para Buenos Aires, onde chegaram no dia 28 de abril para participar da prova argentina, no dia 14 de maio. De lá os carros cruzaram a fronteira brasileira por via rodoviária e seguiram para o Veloparque de Nova Santa Rita, local da primeira prova brasileira. No dia 4 de junho, logo depois da etapa gaúcha, os carros seguiram para o autódromo de Interlagos, em São Paulo, para a prova de 18 de junho.
Fonte: Portal Nacional de Seguros/Rita Silva
PUBLICIDADE