Receba notícias em seu email

Navalshore

Libra reduz geração de resíduo perigoso

Reduzir os resíduos perigosos é uma prática cada vez mais frequente em empresas que visam à sustentabilidade em seus processos e em seus negócios como um todo. Aliar inovação e sustentabilidade parece ser a saída para um bom negócio. Mas, foi por fazer além do que é previsto em Lei e em certificações que a Libra Terminais Santos foi vencedora do Prêmio Eco 2011 com o Projeto Redução na geração de resíduos perigosos.

Parcerias firmadas nos últimos anos também contribuíram: "Somos signatários do Pacto Global da ONU e membros do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Fazemos parte da Abratec (Associação Brasileira dos Terminais de Containers) e somos líderes do grupo de trabalho de sustentabilidade dentro da instituição. Também somos apoiadores do programa de desenvolvimento territorial do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social", comenta Claudia Falcão, diretora de desenvolvimento organizacional da Libra.

O projeto inscrito na categoria sustentabilidade em processos foi realizado com o objetivo de atender e superar as metas de redução na geração de resíduos perigosos (Classe I) definidas pela empresa, por meio de seus indicadores de gestão BSC (Balanced Score Card) e dos indicadores do Programa de Participação nos Resultados (PPR). A Libra Terminais Santos faz parte de uma das unidades de negócio do grupo Libra e é considerada uma das líderes em operações portuárias de contêineres no Brasil.

Segundo Claudia, o projeto contou com um investimento de R$ 7.264,00, para aquisição de uma máquina cortadora de filtros, construção de dois leitos de secagem móvel e suporte para drenagem dos filtros. O investimento foi proveniente da área de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Libra Terminais Santos. "A redução de custos foi imediata, o pay back aconteceu em 3,5 meses e deixamos de gastar R$ 82.950,00", diz a executiva. As ações foram iniciadas em março de 2009 e revisadas em janeiro de 2010 e em janeiro de 2011. O projeto vem apresentando resultados positivos desde sua implantação.

Os resíduos perigosos foram escolhidos principalmente devido à periculosidade e aos potenciais impactos ambientais gerados no tratamento e destinação final. Além disso, o projeto buscou a redução dos custos relacionados à destinação final desses resíduos.

Inicialmente foi realizado um levantamento dos resíduos perigosos gerados na Libra Terminais Santos, e a partir daí foram tomadas ações, tais como separação e destinação adequada para os materiais diversos (não perigosos) destinados de maneira inadequada como resíduo perigoso; implantação de máquina para a reciclagem parcial de filtros de máquinas e equipamentos; secagem de lodo contaminado gerado na área de lavagem de máquinas e equipamentos e conscientização dos funcionários diretamente ligados à geração deste tipo de resíduo.

O projeto foi inscrito no Prêmio Eco para mostrar uma gestão integrada de resíduos perigosos com redução de custo significativo motivado pela inovação de processos. "O grupo Libra tem a sustentabilidade como um dos pilares do seu modelo de gestão, ou seja, faz parte do modelo de cultura Libra e permeia todos os processos da empresa", afirma Claudia Falcão.
Fonte: Valor Econômico/Por Naná Prado | Para o Valor, de São Paulo






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira