A Log-In Logística Integrada, empresa que administra o Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, anunciou que colocará em operação ainda em 2025 uma nova área, de aproximadamente 70.000 metros quadrados, ampliando sua extensão total em quase 65%, de 108.000 metros para cerca de 178.000 metros quadrados. Para a expansão, informou a companhia, foram investidos cerca de R$ 35 milhões.
A iniciativa inclui melhorias de infraestrutura e modernização tecnológica, com foco em ampliar a capacidade de movimentação e em oferecer condições adequadas para o escoamento de cargas considerada estratégicas, como café e rochas ornamentais.
PUBLICIDADE
Segundo a empresa, o contrato para exploração da nova área tem prazo de cinco anos e se soma ao acordo de concessão renovado em 2020, que prevê, até 2048, aportes de aproximadamente R$ 500 milhões no terminal. A Log-In informou que em 2024 foram registrados ganhos de produtividade de 39% na área do TVV.
O diretor de terminais da companhia, Gustavo Paixão, explicou que a expansão visa fortalecer a logística capixaba e antecipar soluções diante das crescentes demandas do comércio exterior. “Nos últimos anos, exportadores de café e rochas ornamentais enfrentaram desafios logísticos que impactaram custos e prazos. O TVV estruturou sua expansão para criar condições para que a produção capixaba seja escoada com eficiência e competitividade”, afirmou.
Segundo Paixão, já foram realizados os investimentos necessários em infraestrutura, segurança e sistemas de controle. “Falta apenas a liberação aduaneira. A celeridade da Receita Federal nesta etapa é fundamental para que o Espírito Santo possa colher os benefícios logísticos e de competitividade da expansão do TVV”, ressaltou.