Navalshore 2024

Lula visita em Cuba obras de porto financiadas pelo Brasil

HAVANA, -O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou ontem, quarta-feira em Cuba as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, localizado a cerca de 50 km da capital Havana.

Lula, que participou do início das obras, em fevereiro de 2010, numa das suas quatro últimas viagens à ilha como presidente do Brasil, chegou na terça-feira a Havana. Seu primeiro compromisso no país foi um encontro com o presidente Raul Castro, durante o qual ambos expressaram "satisfação pela excelente relação mantida entre as duas nações e conversaram sobre diversos temas da atualidade", segundo um comunicado oficial cubano.

O Brasil financiou 300 milhões de dólares - dos 600 milhões previstos - para a construção de uma estrada e uma ferrovia entre Mariel e Havana, além de dragagem do porto, construção de diques, armazéns e outras obras, todas a cargo de uma empresa brasileira.

Mariel, cenário do maior êxodo de pessoas de Cuba para os Estados Unidos - 125 mil no ano de 1980 - substituirá comercialmente o porto de Havana como o principal do país, devido a maior profundidade de sua costa e melhor localização para operações com grandes navios.

De acordo com a agenda, Lula participará de um evento às 18h (horário local) em Havana com representantes da comunidade brasileira na ilha.

Durante o governo Lula, o Brasil se tornou o segundo sócio comercial de Cuba na América Latina - atrás da Venezuela. O ex-mandatário deixará o país na quinta-feira rumo a Caracas, onde participará de reunião com o presidente Hugo Chavez.

(Fonte: AFP)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira