MSC

Marimex anuncia investimentos de R$ 350 milhões em novo terminal portuário

Companhia lançou ainda uma nova plataforma omnichannel de inteligência artificial que promete revolucionar a logística integrada no Porto de Santos

A empresa portuária Marimex anunciou detalhes da implementação do novo terminal alfandegado, no Porto de Santos. O projeto está previsto para entrega em três anos e conta com investimentos de mais de R$ 350 milhões. A nova área está localizada na margem direita do cais santista, no bairro do Valongo, a aproximadamente cinco quilômetros de distância do atual. Com cerca de 90 mil metros quadrados de área total, o novo terminal contará com 25 mil metros quadrados de armazéns cobertos para cargas e 65 mil metros quadrados de pátio para contêineres.

A companhia afirma que o novo terminal permitirá melhor acesso aos veículos de carga, bem como reduzirá os tempos de movimentação intraporto nas operações de importação e exportação. Além disso, contará com áreas destinadas ao atendimento de cargas controladas pela Anvisa, Mapa, Ibama e Exército, refrigerados e climatizados e capacitada para operar todos os demais tipos de carga que necessitam de controle rigoroso e habilitação dos órgãos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Entre as metas da Marimex, está levar melhores condições para a movimentação de cargas no porto, agilizando os processos, o que, sem dúvida, trará benefícios como rapidez e eficiência, aprimorando o custo-benefício para os usuários”, disse o presidente da empresa, Antonio Carlos Cristiano da Fonseca.

Segundo Antonio Carlos, o projeto manterá o pioneirismo das atividades 24 horas por e sete dias por semana. O projeto prevê sete gates de entrada e saída de veículos 100% automatizados e controlados via sistema exclusivo da Marimex, utilizando tecnologias para identificação, medição, conferências de peso, entre outros. Ele explica que o novo scanner possibilitará um controle ainda maior das cargas, visando segurança e confiabilidade no processo.

A Marimex anunciou também a preservação e restauração do armazém que existe na área, que foi tomado e agora pertence ao patrimônio histórico de Santos. Com 5.700 mil metros quadrados, a edificação abrigará a nova sede da empresa.

A empresa anuncia ainda uma nova plataforma omnichannel de inteligência artificial que promete revolucionar a logística integrada no Porto de Santos. O objetivo da ferramenta é superar desafios logísticos com soluções eficientes e inteligentes com recursos como chatbot, notificações em tempo real e mais segurança através do monitoramento de perímetro. Chamada Caio (Cargo Artificial Intelligence Orchestrator), a plataforma foi baseada pelo acrônimo em alusão ao nome do presidente da empresa, que embora chame Antonio Carlos Cristiano da Fonseca, é conhecido pelo setor como Caio.

Para o gerente de TI da empresa, Alexandre Shimabuko, a importância desta iniciativa é a busca de melhorias e eficiência nas questões de controle documental e operacional, além de oferecimento de informações. “Com o uso de Machine learning é possível antecipar o fluxo e ações para garantir a agilidade, assertividade e confiabilidade no processo”, explicou.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira