O setor de Logística do Comando do 5º Distrito Naval (5ºDN) está trabalhando no processo para contratação de uma empresa visando à realização do leilão do navio Düden, de bandeira turca. A embarcação, agora, pertence à Marinha. O armador do Düden teve várias oportunidades de se manifestar e evitar o perdimento do navio, mas não as utilizou. Agora, não tem mais chance. Ainda não há data prevista, mas a intenção é fazer o leilão em no máximo 60 dias.
Conforme o encarregado da Seção de Logística do 5º DN, capitão-de-fragata João Marcos de Lima Cabral, uma empresa do Rio de Janeiro deverá ser contratada. No momento, está sendo verificada a parte documental da empresa. Devido ao processo de contratação estar em andamento, ainda não foi marcada data para o navio ser leiloado. O local também não está definido, sendo que a empresa a ser contratada pode optar por fazer o leilão via internet.
O lance inicial deverá ser de US$ 1,35 milhão. Os recursos arrecadados serão destinados ao pagamento das dívidas do armador da embarcação com a Marinha, a Praticagem da Barra, as empresas de rebocadores de apoio portuário e a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), que já ultrapassam o valor de US$ 1 milhão. O navio turco permanece atracado no cais do Porto Novo do Rio Grande, desde 11 de dezembro de 2009. A Capitania dos Portos mantém militares no local, tomando conta da embarcação.
O Düden teve um incêndio a bordo, em alto-mar, em 22 de novembro de 2009, quando estava a 260 quilômetros do Litoral Norte, na altura de Tramandaí. No incidente, um tripulante morreu. Os outros 22 sobreviveram.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell
PUBLICIDADE