O mau tempo interrompeu completamente as exportações de petróleo dos campos petrolíferos do sul do Iraque, com o mar agitado impedindo petroleiros de atracar, e a paralisação pode continuar até terça-feira, disseram fontes iraquianas de petróleo neste domingo.
O Iraque, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), vende seu petróleo através do sul, onde abriu recentemente uma rota de exportação. Um aumento das vendas iraquianas ajudou a compensar o impacto das sanções ocidentais sobre o Irã nos preços globais da commodity.
"Por causa do mau tempo as exportações de petróleo foram completamente paralisadas... Petroleiros não podem alcançar os portos por causa do mar agitado e eles estão preocupados com os acidentes", disse à Reuters um oficial iraquiano. Duas fontes portuárias confirmaram o impasse.
As exportações de petróleo de campos do sul do país foram de 1,656 milhão de barris por dia (bpd) antes da paralisação, disseram os funcionários.
As exportações do sul subiram 120 mil barris por dia em outubro do mês passado, levando o país a caminho de alcançar a maior taxa de exportação em décadas. Os embarques foram em média 2,3 milhões de barris por dia nos primeiros 18 dias deste mês.
Fonte: Reuters / Aref Mohammed
PUBLICIDADE