Mercado asiático garante crescimento da movimentação no porto de Rio Grande

O Porto do Rio Grande tem sentido o reflexo do aquecimento na compra de celulose por parte do mercado asiático. Isso pode ser constatado na movimentação do Porto Novo do Rio Grande ontem, pela manhã, quando foram embarcados em dois navios quase 60 mil toneladas de celulose, havendo uma movimentação intensa de caminhões que transportavam a carga que estava nos armazéns do Porto Novo até os navios. Incluindo estes dois navios - o Cotinga Arrow e o Puffin Arrow, neste mês já foram movimentadas 76.686 toneladas, superando todo o mês de janeiro de 2009 quando a movimentação chegou a 64.365 toneladas.
Conforme o coordenador de Logística da Celulose Rio-grandense, Roberto Carlos Hallal, desde julho do ano passado o mercado asiático tem mostrado um interesse maior pela compra de celulose, o que tem gerado um crescimento na movimentação deste tipo de carga. “Para ter ideia da importância desse mercado, a nossa fábrica de celulose de Guaíba produz em torno de 450 mil toneladas/ano de celulose e desse total, 360 mil toneladas são destinadas ao mercado asiático”, enfatizou Hallal.
Parte da carga embarcada nos dois navios veio de barcaça da fábrica de celulose de Guaíba, foi descarregada no Porto Novo e armazenada para posteriormente ser embarcada. Outra parte foi desembarcada diretamente da barcaça para o navio, no sistema de transbordo. O navio Cotinga Arrow, que iniciou a operar no último dia 19, às 16h35min, embarcou no cais do Porto Novo 18,6 mil toneladas de celulose e outras 9,9 mil toneladas foram embarcadas através de transbordo. Do total embarcado, 9,5 mil toneladas tem como destino Inchon (Coreia), 14,1 mil toneladas Changshu (China) e 5 mil toneladas Qindao (China).
Já no navio Puffin Arrow, foram embarcadas 30,5 mil toneladas, sendo 6,2 mil toneladas através do sistema de transbordo. A carga tem como destino Changshu (9,5 mil toneladas), Inchon (5,5 mil toneladas), Qindao (10 mil toneladas) e o porto coreano de Onsan (5,5 mil toneladas). A operação nos dois navios, realizada pelo operador Sagres Agenciamentos Marítimos, foi encerrada por volta das 14h de ontem.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira