Receba notícias em seu email

MSC

Mesquita critica falta de atenção ao Pecém

Durante a sessão da última sexta-feira, na Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Mesquita (PV) reclamou de falta de atenção, por parte do Governo Federal, para com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Conforme o parlamentar, duas montadoras de veículos pretendem se instalar no Porto do Pecém, mas para isso, alega, é necessário a "bênção" da União através de incentivos fiscais.

De acordo com o parlamentar, as negociações entre as duas montadoras e o Governo do Estado já estão bem avançadas, contudo deixa claro que para "esse casamento" acontecer é preciso o Governo Federal também fazer a sua parte, através de incentivo, como em relação ao Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para veículos.

Entretanto parece que não vai ser tão fácil uma política diferenciada de IPI para garantir a vinda dessas duas montadoras, conforme alertou Roberto Mesquita. Isso porque, segundo explicou, o Governo Federal fez um regime diferenciado automotivo, mas o Estado não se integrou a ele. Agora, aposta, o Estado do Ceará corre o risco de "ver um sistema de troca de favores entre os governos, para instalação das montadoras". "Me incomoda encontrar o governo Dilma colocando obstáculos", pontuou.

Mesquita observou que muitos deputados reclamam que o governo petista não tem sido o "melhor amigo" do Ceará, tem sido mais um "padrasto do que um pai". "Precisamos alertar o Governo Dilma que o Ceará, como nenhum outro estado, absorveu o estado mudancista", disse. Para o parlamentar, uma prova de que o Ceará não tem o mesmo tratamento de outras unidades federativas é a refinaria, prometida, lembra, ainda para o primeiro governo do ex-presidente Lula e, até o momento, ainda não deslanchou.

Emparedado

Talvez por isso, atenta, o governador Cid Gomes esteja sendo "emparedado" a apoiar o candidato petista à Prefeitura de Fortaleza, para garantir ao Ceará os mesmos benefícios que outros estados estão tendo.

Roberto Mesquita fez um apelo para que o Governo do Estado continue lutando para garantir a instalação das duas montadoras no Porto do Pecém, pedindo também que a prefeita Luizianne utilize de "sua força e valentia" para ajudar nessa empreitada. "Quero pedir à prefeita que, neste momento, se utilize da sua força para se aliar aos cearenses e, junto com o governador Cid Gomes, fazer com que o Governo Federal dê incentivos fiscais necessários para as montadora se instalarem no Ceará", reforçou.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) fez questão de destacar o atraso na refinaria. O tucano salientou que já estamos no terceiro governo petista e até o momento esse empreendimento no Ceará continua a passos lentos, enquanto a refinaria do Maranhão, comparou, já está praticamente finalizada.

Para Fernando Hugo, a refinaria é a "mão amiga" para melhorar a economia no Ceará e, apesar dela não ter um porto "macro", analisa, ajudará a colocar o superávit do Estado em outro patamar.

Liderança

O deputado petista Antônio Carlos ocupou ontem a tribuna da Assembleia para afirmar que continua sendo o líder do Governo Cid Gomes (PSB) na Casa. O anúncio foi feito, segundo ele, para desmentir rumores de bastidor oriundos do que chamou de "Central Cearense de Boatos". "Minha condição de líder do governo deixa de existir por dois motivos: primeiro o governador pedindo o cargo, e isso não aconteceu; segundo, se eu entregar, coisa que não vou fazer", disse.

Antônio Carlos reiterou que os petistas trabalharão até o último instante para assegurar a aliança com o governador Cid. Com a ameaça de rompimento entre PT e PSB na Capital, cresceram as especulações de que o deputado abandonaria o posto que ocupa na Assembleia.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira