Navalshore 2024

Meta ousada - TCP investe para aumentar capacidade

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu no mês passado seis RTGs (pontes rolantes sobre rodas), utilizadas na movimentação de contêineres em pátios. Os equipamentos foram fabricados pela finlandesa Konekranes, que tem fábricas na China e na Irlanda. As máquinas fazem parte do plano de investimentos de R$ 185 milhões para a ampliação do TCP. O objetivo do terminal é atingir a capacidade de movimentar 1,2 milhão de TEUs anuais já em 2012, equivalente a um aumento de 50% em relação à capacidade atual instalada.

Os investimentos começaram no início do ano, logo após a implantação no TCP de duas novas linhas que atendem ao Caribe e  Golfo do México, Costa Leste dos Estados Unidos e Ásia. Com elas, o TCP passou a contar com 17 linhas marítimas e os equipamentos chegam para dar vazão à demanda. No último mês de outubro também desembarcaram no terminal paranaense dois portêineres, que foram fabricados pela irlandesa LiebherR Container Cranes. Desde janeiro deste ano, o TCP movimentou 10% a mais de contêineres cheios do que em 2010.

O TCP iniciou um programa agressivo de expansão e melhoria de produtividade após ter 50% de seu capital adquirido pelo fundo global de private equity Advent International em janeiro. Já no início do ano, a entrada em operação de um quarto guindaste possibilitou um aumento de produtividade de aproximadamente 25% em comparação com 2010. Além da aquisição de equipamentos, estão previstos investimentos de R$ 135 milhões na ampliação em 315 metros do cais para abrigar o terceiro berço do terminal. Segundo o TCP, a capacidade do terminal para 2013 deve chegar a 1,5 milhão de TEU/ano.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira