O ministro da Secretária Especial dos Portos, Leônidas Cristino, disse ao O POVO que o milho doado pelo Governo Federal aos estados do Nordeste terá prioridade nos portos brasileiros. “Se necessário, (a carga de milho) passará à frente de navios que esperam para atracar em Santos ou outro porto”, ressalta. Essa definição foi tomada ontem depois de reunião com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.
As 30 mil toneladas de grão que serão enviadas para o Ceará devem ser leiloadas nessa sexta-feira de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) depois de tentativa frustrada na semana passada. A previsão é que o grão chegue ao Estado apenas em 27 de maio, já que a Conab instituiu novos prazos de entrega, cedendo à pressão dos cerealistas que conseguiram anular o último leilão.
Conforme declarou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faec), Flávio Saboya, os animais não podem esperar o cumprimento de ditames burocráticos. “Não tem justificativa maior que a inanição e mortandade dos rebanhos”, destaca o presidente da Faec.
Segundo ele, o leilão do milho poderia ser substituído por um procedimento legal da Administração Direta, usado em casos de emergência. “A União deveria dispensar o processo licitatório considerando que enfrentamos o atual momento de estiagem”, disse. (Nathália Bernardo e Átila Varela)
Fonte: O Povo (CE)
PUBLICIDADE