Receba notícias em seu email

Ministro visita Porto de Marselha e sede da CMA CGM para discutir parcerias

O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, visitou, nesta quinta-feira (11), o Porto de Marselha, na França, para conhecer o funcionamento do terminal, que opera na movimentação de cargas e como hub de cruzeiros marítimos. Por ele, passam cerca de dois milhões de passageiros por ano.

Costa Filho explicou que está entre os objetivos do governo brasileiro trabalhar para que os portos do Brasil sejam sustentáveis e preparados para receber grandes embarcações. E destacou que busca também impulsionar o turismo de cruzeiros, sobretudo no Norte e no Nordeste.


PUBLICIDADE



O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, que acompanhou Costa Filho na visita, destacou que Santos segue a mesma linha de modernização. “O Porto de Santos já estuda a transferência do terminal de cruzeiros para o Parque Valongo, fortalecendo o turismo e ampliando a atratividade do complexo”, explicou.

O ministro esteve também na CMA CGM Tower, sede do grupo em Marselha, para discutir com o CEO Rodolphe Saadé oportunidades de investimentos no Brasil, em especial em concessões portuárias. Além disso, foi debatida a possibilidade de uso do centro de treinamento da empresa para qualificação de trabalhadores dos setores logístico e marítimo.

Silvio Costa Filho explicou que a visita à empresa faz parte do projeto de ampliar a competitividade do setor portuário, atrair investimentos globais e, ao mesmo tempo, garantir qualificação da mão de obra brasileira que trabalha no setor marítimo e portuário. Segundo o MPor, a visita do ministro e da comitiva brasileira à França reforçou a cooperação bilateral e abriu novas perspectivas de investimentos e parcerias estratégicas, consolidando o compromisso do Brasil em modernizar e tornar mais sustentáveis os setores portuário e logístico.

A CMA CGM já investe no Brasil e em 2024 comprou, por cerca de R$ 13 bilhões, o terminal da Santos Brasil. “O Brasil é estratégico para a CMA CGM. Queremos expandir nossas operações e fortalecer nossa presença no país, com novos investimentos e parcerias”, afirmou Saadé.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira