Montadoras têm poucas alternativas para armazenar veículos

De São Paulo - "O nosso mercado é praticamente São Paulo. É difícil procurarmos outros portos porque o transporte vai ficar longe do nosso centro de consumo", explica o coordenador de Importação e Logística da BMW, João Guérin. Neste exercício a expectativa é que a empresa importe 14 mil veículos, crescimento de 40%. Apesar de o número de carros desembaraçados ter crescido muito já no ano passado, o executivo avalia que a BMW não deve encarar tantos problemas como as grandes montadoras, cuja escala de volumes é superior.

"Temos visto investimentos na avenida perimetral do porto, o que é importante para a velocidade do tráfego. Não temos enfrentado grandes problemas. Agora, existem períodos de pico que dificultam a movimentação", diz Guérin.

O gerente de Operações, Transporte e Qualidade da logística da Volkswagen, Thomas Hoehne, avalia que uma eventual possibilidade seria fazer um edifício-garagem próximo ao costado em Santos para armazenar os veículos, evitando avarias.

Entre abril de 2004 a outubro de 2008, a Volks fez experiências de embarques pelo porto de São Sebastião (litoral de SP), como uma opção ao complexo santista. "Infelizmente o pátio se deteriorou e tivemos de sair por questões qualitativas, mas seria uma boa alternativa. A localização atenderia muito bem as nossas exportações da fábrica de Taubaté", diz Hoehne. A planta é a maior responsável pela exportação do Gol.

Hoje, as operações da Volks se dividem basicamente entre Santos e Paranaguá, no Paraná, porto em que possui uma área sob concessão. "Sempre procuramos prospectar o porto mais próximo das nossas unidades". Além dos veículos produzidos no estado paranaense, Paranaguá escoa parte da fabricação dos automóveis oriundos de São Paulo.

Historicamente, o grande porto importador de veículos é o porto de Vitória (ES). Na década de 1990 os desembarques ficaram a cargo do grupo Coimex, com aproximadamente 300 mil unidades importadas.

Hoje, em dia a operação de veículos no porto não é constante, mesmo assim, a expectativa da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) é fechar 2010 com 195.610 veículos importados.

(Fonte: Valor Econômico/FP)

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira