A Transpetro anunciou nesta sexta-feira (30) que registrou em 2025, pelo quarto ano consecutivo, aumento na movimentação de petróleo e derivados, com 658 milhões de metros cúbicos movimentados em 46 terminais e 8,5 mil quilômetros operados pela companhia. Segundo a empresa, houve alta de 1,1% em relação a 2024, e o volume foi o maior registrado por ela.
O principal aumento foi na movimentação de derivados de petróleo, que passou de 215,5 milhões de metros cúbicos em 2024 para 221,3 milhões de metros cúbicos em 2025, com alta de 2,7%. Os produtos do segmento que tiveram maior aumento de volume transportado foram o Gás Liquefeito de Petróleo (gás de cozinha) e o diesel.
PUBLICIDADE
Segundo a Transpetro, o início da operação do Complexo de Energias Boaventura, da Petrobras, em Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, foi determinante para o aumento de 24% no volume de GLP movimentado em comparação com 2024, porque elevou a produção nacional do produto e, em consequência, a movimentação nos dutos que ligam a cidade fluminense aos terminais operados pela Transpetro na Baia de Guanabara. Além disso, informou a empresa, houve aumento também nos volumes transportados nos terminais de Paranaguá, no Paraná, Santos, em São Paulo, e Barra do Riacho, no Espírito Santo.
No caso do diesel, de acordo com a empresa, o aumento 3,6% na movimentação, em comparação com 2024, se deveu principalmente à ampliação do mercado consumidor no Centro-Oeste, que é em grande parte atendido pelo Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra).
Houve ainda crescimento de aproximadamente 18% no volume movimentado nas operações de ship to ship, o transbordo de produtos entre navios. Esse aumento teve maior concentração nos terminais de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, e de São Sebastião, em São Paulo, atendendo à crescente demanda por escoamento da produção offshore de petróleo.

















