Navalshore 2024

Movimentação do Porto de São Francisco aumenta 20% no primeiro trimestre

Desde o início de 2023,o Porto de São Francisco do Sul vem registrando sucessivos recordes na movimentação de cargas

Entre janeiro e março, 4,5 milhões de toneladas passaram pelo terminal do norte catarinense, um aumento de 20% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,75 milhões de toneladas de mercadorias.

As exportações representaram 58% das cargas (2,6 milhões de toneladas), impulsionadas pelo embarque de soja (1,6 milhão) e milho (900 mil toneladas).

PUBLICIDADE

Ecobrasil


As importações, por sua vez, alcançaram 1,9 milhão de toneladas, equivalente a 42% da movimentação no trimestre. Os principais produtos foram os derivados do aço (1 milhão) e os fertilizantes (591 mil toneladas).

Soja é destaque em março

Os números dos três primeiros meses de 2024 foram confirmados após a autoridade portuária divulgar, esta semana, a movimentação de março (1,6 milhão de toneladas), 19,5% a mais do que no mesmo mês do ano passado (1,3 milhão).

O embarque de soja chegou a 927 mil toneladas, quase a totalidade das exportações (947 mil toneladas), já que em março não houve movimentação de milho. Entre as mercadorias importadas (526 mil toneladas), destaque para os produtos siderúrgicos (348 mil) e fertilizantes (189 mil).

Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, o crescimento constante no volume de carga movimentada por São Francisco traz novos desafios, como garantir a manutenção adequada das infraestruturas terrestres e aquaviárias que estão sob a responsabilidade da autoridade portuária.

“Para isso, estamos promovendo novos investimentos, como a execução da obra de derrocagem de uma rocha no Berço 101, a recuperação da estrutura do Berço 201 e a elaboração do projeto de engenharia da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto”, afirma Vieira, ressaltando os investimentos já contratados em equipamentos de segurança e tecnologia da informação que chegam a R$ 21 milhões.

Recordes de 2023

Em 2023, a movimentação de cargas no Porto de São Francisco alcançou 16,8 milhões de toneladas, um recorde histórico, representando aumento de 33% com relação a 2022. Já entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que obteve o maior incremento na movimentação de mercadorias. E entre todos os 32 terminais públicos, alcançou o segundo maior percentual de crescimento.

No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%, seguido pela Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira