Receba notícias em seu email

Navalshore

Movimentação do Tecon no primeiro semestre de 2014 é 21% maior no comparativo com 2013

O Tecon Rio Grande, um dos principais terminais de contêineres da América Latina, fechou o primeiro semestre de 2014 com saldo positivo. O volume total de cargas movimentadas, 355,3 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), foi 21% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado se deu, essencialmente, pelo incremento em cabotagem – movimentação de cargas entre portos do mesmo país - e pelo crescimento de aproximadamente 150% no transbordo - especialmente de cargas oriundas da Argentina. 

Entre os números de destaque do semestre e que alavancaram o crescimento estão a quebra de algumas marcas históricas em suas operações. Em maio, a cabotagem teve seu recorde registrado com 3.900 TEUs movimentados. Entre os produtos de destaque estiveram móveis, vinhos, conservas, leite em pó e, especialmente, arroz para o Nordeste. Já abril foi o melhor mês para as operações no Terminal desde o início das operações em 1997. Os 41.575 contêineres - 640 em média, por navio, foram responsáveis por este resultado histórico.
As principais cargas longo curso transportadas no semestre foram frango, resina, tabaco e carne suína para destinos como Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte e Sul. Além disso, o Tecon Rio Grande passou a operar novas cargas na primeira metade do ano.

Montadora Foton movimenta cargas pelo terminal
A chinesa Foton, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo e que está se instalando em Guaíba (RS), está movimentando cargas pelo Terminal. Peças, acessórios e até mesmo caminhões montados e adaptados ao mercado brasileiro estão desembarcando em Rio Grande. A previsão é que, até a conclusão da fábrica – prevista para o final de 2015 –, mais de 3 mil caminhões sejam movimentados no Terminal. Cargas como toras de madeira, entre outras, também se incorporaram, em maior volume às demais movimentadas pelo Tecon Rio Grande de janeiro a junho, contribuindo para a elevação do número.

Para o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, a produtividade das operações do terminal é o diferencial para o crescimento. “Oferecemos segurança, ótima infraestrutura e boas condições para diferentes segmentos da economia. Trabalhamos desde cargas agrícolas, alimentícias e de outros setores industriais, e contamos com estrutura montada para atender com excelência os atuais e novos clientes. O nosso calado, 40 pés, permite que trabalhemos com grandes navios, acompanhando o crescimento do segmento”, destaca.

Investimentios
Ainda no primeiro semestre, o Tecon Rio Grande investiu aproximadamente R$ 7 milhões na automação completa dos gates de entrada e saída do Terminal. Com o sistema OCR (Optical Character Recognition) é possível fazer a leitura eletrônica do caminhão ou trem que está entrando nas instalações do Terminal, bem como da numeração do contêiner – o que possibilita saber qual carga está sendo entregue. Não há, portanto, a necessidade de serviço manual para esse tipo de conferência, o que gera mais agilidade e rapidez na operação.

Para o segundo semestre, o Terminal planeja novas parcerias, projetos na busca de resultados positivos. “Nossa expectativa é manter o nível de crescimento verificado ao longo do ano. Apostamos, para isso, na qualificação dos nossos serviços, com novos investimentos e projetos, na fidelização dos atuais clientes e na atração de novos parceiros para o Tecon”, finaliza Rios.


PUBLICIDADE



Fonte: Jornal Agora (RS)






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira