MPF questiona obra em molhe de Laguna

Procurador diz que serviço para melhorar passagem de barcos ficou ruim
As obras no molhe Sul de Laguna, que começaram em 2003 para facilitar a passagem de barcos pesqueiros de maior porte em direção ao porto da cidade, estão na mira do Ministério Público Federal (MPF). O projeto teve um custo de R$ 25 milhões e foi executado pelo governo federal. Os trabalhos terminaram no ano passado.
O procurador da República Celso Três informou que pretende entrar com uma ação civil contra a União “porque o objetivo de facilitar a navegação de barcos de grande porte não foi atendido”.
O problema da obra, segundo o procurador, é que a profundidade de metade da entrada do canal ficou abaixo dos nove metros descritos no projeto e representam um risco à navegação (detalhes ao lado).
– Em metade da entrada as rochas não foram tiradas do fundo. O calado (profundidade) desta parte ficou em torno de três metros. Nenhum barco consegue passar por ali e o projeto se tornou inútil – diz o procurador.
Baseado em investigações, denúncias e relatos de pescadores, o MPF entende que a correção do molhe Sul teve um efeito contrário. Como a abertura do canal ficou mais larga, a correnteza também se tornou mais forte e os barcos precisam fazer uma manobra arriscada perto do molhe Norte, que tem a profundidade necessária, para seguir em direção ao porto – dois quilômetros adiante.
Outra questão a ser denunciada são os possíveis prejuízos do porto pesqueiro. Celso Três afirma que várias embarcações que não conseguem entrar no canal são obrigadas a procurar o Porto de Itajaí para descarregar o pescado.
Na avaliação do MPF, a suposta falha na execução das melhorias do molhe também ficou clara em circunstâncias de tempo muito chuvoso.
– Em 2004, na época do furacão Catarina, parte da obra foi danificada e isso demonstra que o projeto foi mal executado – avalia Celso Três.

Fonte:Diário Catarinense/MARCELO BECKER | Laguna



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira